Um estudo da utilização da gestão de custos no suporte ao composto de marketing em empresas varejistas

A study of the use of cost management to support the marketing mix in retail companies

Autores

  • Ari Schwans
  • Scheila Aparecida Kulka
  • Marcus Francisco Kulka

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv5n4-004

Palavras-chave:

Custos, Marketing, Gestão

Resumo

Custos no suporte ao composto de Marketing, traz uma abordagem contemporânea da utilização da gestão de custos nas organizações. O presente artigo trás um estudo da visão que os proprietários e gerentes das empresas do ramo de Vestuário associadas à Associação Comercial e Industrial de Guarapuava – ACIG do município de Guarapuava - Paraná possuem em relação a utilização da ferramenta de gestão “gestão de custos”. A abordagem desse trabalho é em relação a utilização do ferramental de custos quando da aplicação das ferramentas de Marketing, os 4 P’s em sua aplicabilidade nas referidas lojas pesquisadas.

Referências

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Disponível em: www.marketingpower.com. Acesso em: 16 out. 2006.

BERTÓ, Dalvio José; BEULKE, Ronaldo. Gestão de Custos. São Paulo: Ed Saraiva, 2005.

BEULKE, R; BERTÓ, D.J. Marketing e Finanças: gestão de custos, preços e resultados. São Paulo: Ed. Saraiva, 1996.

CHURCHILL, G. A; PETER, J.P. Marketing: criando valor. São Paulo: Ed. Saraiva, 2000.

COBRA, M. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1990.

CORRÊA, R. Contato Imediato com planejamento de propaganda. 9ª Ed. São Paulo: Global, 2004.

DIAS, S.R.(Coord.).Gestão de Marketing. São Paulo: Ed. Saraiva, 2006.

DUAILIBI, R.; SIMONSEN H. Criatividade e Marketing. São Paulo: Mcgraw-hill, 1990

HOWARD, J.A. Gerência de marketing. 2. ed. São Paulo: Ed. Pioneira, 1973.

LOVELOCK, C; WRIGHT, L. Serviços, Marketing e Gestão. 6. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2006.

PREDEBON, J. Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004.

MCCARTHY, E.J.; PERREAULT, W.D.J. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. Trad. Ailton Bonfin Brandão. São Paulo: Atlas, 1997.

ROSENWALD. Peter J. Accountable Marketing; otimizando resultados dos investimentos em marketing.São Paulo. Ed. Thompsom, 2005

SANDHUSEN, R.L. Marketing básico. 2. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Como Citar

Schwans , A., Kulka , S. A., & Kulka, M. F. (2023). Um estudo da utilização da gestão de custos no suporte ao composto de marketing em empresas varejistas: A study of the use of cost management to support the marketing mix in retail companies. Brazilian Journal of Business, 5(4), 1884–1900. https://doi.org/10.34140/bjbv5n4-004

Edição

Seção

Artigos