A disputa pela liderança no setor brasileiro de supermercados: o caso do grupo Pão de Açúcar

The dispute for leadership in the Brazilian supermarket sector: the case of the Pão de Açúcar group

Autores

  • Jose Renato Kitahara
  • José Augusto Giesbrecht da Silveira
  • Marcelo Goldman

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv5n4-005

Palavras-chave:

Supermercados, Brasil, estratégias, métricas

Resumo

Desbancado pelo Carrefour da primeira posição há alguns anos, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) reagiu e voltou a ocupar o primeiro lugar. Essa disputa tem muito a ver com estratégias de firmas francesas no além-mar, pois o Carrefour brasileiro é subsidiário integral da empresa francesa e o Pão de Açúcar, desde 1999, tem importante participação acionária do grupo francês Casino. Este artigo analisa, por meio dos resultados operacionais do setor supermercadista brasileiro e dos números financeiros do GPA, as várias ações estratégicas que foram desenvolvidas pelo grupo e que permitiram que ele atingisse, de acordo com os critérios da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, a liderança do setor em 2000. O artigo destaca principalmente o período entre 1991 e 2001, no qual, a partir de uma condição agonizante experimentada no início dos anos 90, o GPA se transformou em modelo de gestão em seu setor, concorrendo com importantes grupos nacionais e internacionais, em um período de grande turbulência econômica. O trabalho termina com algumas questões sobre quais poderão ser as perspectivas futuras deste importante grupo empresarial brasileiro.

Referências

ABRAS. 1o Estudo Anual do Setor de Supermercados. São Paulo: ABRAS, 1998.

ANGELO, C.F., SILVEIRA, J.A.G. Varejo competitivo: volume 3. São Paulo: Atlas, 1999.

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO. Relatórios Financeiros (edições de 1994 a 2001. São Paulo.

EXAME. A Empresa de um Rosto só. São Paulo, ed.838, 18/abril/ 2001.

EXAME/ MELHORES E MAIORES 2002. São Paulo, julho 2002.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira: 3a ed. São Paulo: Harbra, 1987.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LEPSCH, Sérgio Luiz. Estratégias dos grandes e médios supermercados brasileiros na virada do século XX para o século XXI: um estudo exploratório com 31 empresas do setor. São Paulo, 2001. Tese de Doutorado – FEA-USP

McGOLDRICK, Peter J. Retail marketing. England: McGraw-Hill, 1990.

RELATÓRIO ANUAL GRUPO PÃO DE AÇÚCAR 2001. São Paulo, ed. 2002.

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administração financeira corporate finance. São Paulo: Atlas, 1995.

SUPERHIPER. São Paulo, vários números.

SUPERMERCADO MODERNO. Carrefour compartilha com você os segredos do sucesso. São Paulo, setembro/ 1992.

SUPERMERCADO MODERNO. Como o Pão de Açúcar saiu do vermelho. São Paulo, maio/ 1993.

REFERÊNCIAS NA INTERNET

www.abrasnet.com.br/serv_rank.asp . ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS. RANKING ABRAS 1991-2001. Acesso em 31/ agosto/ 2002.

www.grupopaodeacucar.com.br/memoria/default.asp . GRUPO PÃO DE AÇÚCAR: MEMÓRIAS. Acesso em 31/ agosto/ 2002.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Como Citar

Kitahara, J. R., da Silveira, J. A. G., & Goldman, M. (2023). A disputa pela liderança no setor brasileiro de supermercados: o caso do grupo Pão de Açúcar: The dispute for leadership in the Brazilian supermarket sector: the case of the Pão de Açúcar group. Brazilian Journal of Business, 5(4), 1901–1918. https://doi.org/10.34140/bjbv5n4-005

Edição

Seção

Artigos