Educação e conscientização ambiental em um Colégio Estadual de SJP/PR / Education and environmental awareness at a State School of SJP/PR

Autores

  • Bruna de Lima Fonsaca
  • Camilla Perez da Cruz
  • Edilaine Glukoski Rosa
  • Emili Caroline Biscaia Ferreira
  • Jeniffer Almeida de Souza
  • Juliana Glade Nunes
  • Sabrina Yasmin da Silva Schicovski

Resumo

A educação ambiental é um tema relevante atualmente, porém não é tratado com tamanha importância pelas instituições de ensino. Diante disso, o objetivo do presente artigo é implantar uma horta vertical, como uma forma de incentivo e utilização do espaço de área verde, a fim de proporcionar um ambiente mais agradável e sustentável no qual alunos e instituição poderão aproveitá-lo. Para isso foram utilizados os seguintes métodos: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, questionário, palestra e observação. Os resultados encontrados mostraram que a implantação da horta foi uma atividade inovadora que trouxe grandes conhecimentos e experiências aos educandos que participaram da mesma, ofertando a ideia de uma alimentação mais saudável e preservação do meio ambiente por parte dos envolvidos. A instituição absorveu a ideia e irá trabalhar o conteúdo referente a sustentabilidade de forma prática, desenvolvendo projetos sustentáveis. Assim contribuirá no desenvolvimento dos alunos, formando uma consciência de conservação do local onde vivemos.Conclui-se que os resultados atingidos foram satisfatórios tanto para a equipe, quanto para os alunos e a equipe pedagógica, proporcionando para a instituição um projeto sustentável na área verde de recreação dos alunos.

Referências

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MORGADO, Fernanda da Silva. A Horta Escolar na Educação Ambientar e Alimentar: experiências do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

VIEIRA, Nando. Dicas para quem quer começar uma palestra. Nando Vieira. 01 dez. 2015. Disponível em:<https://nandovieira.com.br/dicas-para-quem-quer-comecar-a-palestrar>. Acesso em: 29 set. 2017.

VIRGILIO, Paulo. Ambientalistas e autores pelo ensino da sustentabilidade . Exame. Rio de Janeiro, 25 abr. 2012. Disponível em: <https://www.google.com.br/amp/s/exame.abril.com.br/mundo/ambientalistas-e-autores-pelo-ensino-da-sustentabilidade/amp/> . Acesso em: 06 out. 2017.

Downloads

Publicado

2019-06-04

Como Citar

Fonsaca, B. de L., Cruz, C. P. da, Rosa, E. G., Ferreira, E. C. B., Souza, J. A. de, Nunes, J. G., & Schicovski, S. Y. da S. (2019). Educação e conscientização ambiental em um Colégio Estadual de SJP/PR / Education and environmental awareness at a State School of SJP/PR. Brazilian Journal of Business, 1(1), 66–77. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/2084

Edição

Seção

Artigos