Como reduzir desperdícios financeiros gerados por sucatas? / How to reduce financial waste generated by scrap?

Autores

  • Fernanda Rafaela Ferreira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Larissa Fabiana Mariano
  • Misael Pereira Lima
  • Romulo Correa de Brito
  • Rosilda do Rocio do Vale
  • Ryally Fernandes Lerssen Terres
  • Stefani Caroline da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-088

Palavras-chave:

Redução de desperdícios, Sucatas, Treinamento.

Resumo

Este estudo é uma pesquisa de campo e tem como objetivo apresentar uma proposta para reduzir os desperdícios financeiros gerados por sucatas, foi realizado em uma empresa localizada na cidade de São José dos Pinhais no estado do Paraná, a qual atua no ramo automotivo. Para ter um melhor entendimento sobre esse ramo fez-se necessário visitar a empresa e realizar a abordagem de temas relacionados a gestão de produção, processos e qualidade e quais os impactos esse conjunto de atividades se não realizados da maneira correta geram para a empresa. Para a identificação das causas foram utilizadas a observação participativa e não participativa, o brainstorming, pesquisa documental e a entrevista informal, a Matriz GUT foi essencial para priorizar as causas. Para buscar alternativas de soluções foi realizado um brainstorming entre os pesquisadores e o supervisor da área de produção do setor de solda da empresa em estudo, bem como foi realizado o benchmarking em uma empresa global que atua nos setores da agricultura e construção. Para elaborar o plano de ação foram utilizadas as ferramentas 5W2H e o cronograma e as soluções apresentadas são: aumentar o tamanho do lote de verificação; criar cronograma de manutenção e check-list de peças; elaborar um plano de substituição de maquinário; programar a venda dos maquinários antigos; criar um processo de reciclagem de treinamento para os colaboradores e elaborar um controle dos treinamentos. Se implantadas as ações apresentadas a empresa poderá melhorar o desempenho e principalmente reduzirá os desperdícios financeiros gerados por sucatas, que é o objetivo do estudo.

Referências

ANZANELLO, M. J.; FALCÃO, A. S. G; FOGLIATTO, F. S. Análise de perdas e proposição de melhorias na linha de produção de uma indústria vinícola. In. XXIII Encontro Nacional de Eng. de Produção - Ouro Preto, MG, Brasil. Anais, 2003.

ANDREOLI, Taís Pasquotto; BASTOS, Lívia Tiemi. Gestão da Qualidade: Melhoria contínua e busca pela excelência. Curitiba: Editora Intersaberes, 2017.

ABNT NBR ISO 9001:2015. Sistemas de gestão da qualidade. Rio de Janeiro: 2015.

ALBERTIN, M. R. Gestão de processos e técnicas de produção enxuta. 1.ed. Curitiba: Intersaberes, 2016.

ANTUNES, J. Sistemas de produção: conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta. Ed 1º. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BARTIÉ, A. Garantia da qualidade de software: adquirindo maturidade organizacional. Ed 1º. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

BORGES, Ana. Contabilidade de custos aplicada à gestão dos negócios.1.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

BORNIA, A. C.; KLIEMANN NETO, F. J. A necessidade de mensuração das perdas do processo produtivo frente aos novos métodos de gestão. In. I Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custos – São Leopoldo, RS, Brasil. Anais,1994.

CABRAL, José Antonio Sarsfield – Gestão da qualidade: conceitos básicos. [Projeção visual]. [Ponto]: FEUP, GEIN. Transparência n° 91,92

CERVO, A.; BERVIAN, A. P. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CIERCO, A.A. Gestão da qualidade. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

CROSBY, Philip B. Qualidade é investimento. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

Didonet, V. O brinquedo feito pela criança. AMAE Educando, 1982

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

PARANHOS FILHO, M. Gestão da produção industrial.1. ed. Curitiba: Inter Saberes, 2012.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GRAEML, A. R.; PEINADO, J. Administração da Produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

HOJI, M. Administração Financeira e Orçamentária: matemática financeira aplica, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LUCINDA. A. M. Qualidade: fundamentos e práticas para cursos de graduação. Rio de Janeiro. Ed 1º. Brasport, 2010.

MACHADO, M. O brinquedo-sucata e a criança: a importância do brincar – atividades e materiais. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

MARTINS, G. M.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

OLIVEIRA, S. F. R. e PACHECO, M. G. Gerenciamento do Custo Oculto da não Qualidade na Produção de duas Pequenas Empresas da Região Metropolitana de Campinas. XX Congresso Brasileiro de Custos – Uberlândia, 2013.

PARANHOS, FILHO P. M. Gestão da produção industrial.1. ed. Curitiba: Inter Saberes, 2012.

PORTO, Wellington Silva et al. Desvendando o impacto dos custos ocultos da qualidade não conforme. Recife: XXII Congresso Brasileiro de Custos, 2016.

SELEME, R.; STADLER H. Controle de qualidade: as ferramentas essenciais. 1. ed. Curitiba: Inter Saberes, 2012.

SHIH LU, L. Prevenção e tratamento de não conformidades. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SOCCOL, Ana Paula; GOMES, Thiago Simões. O Custo Da Não-Qualidade: Um Estudo De Caso Em Uma Empresa Do Ramo Automobilístico. Revista Ceppg. Catalão, p. 130-146. jul. 2011.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

Ferreira, F. R., Mariano, L. F., Lima, M. P., Brito, R. C. de, Vale, R. do R. do, Terres, R. F. L., & Silva, S. C. da. (2020). Como reduzir desperdícios financeiros gerados por sucatas? / How to reduce financial waste generated by scrap?. Brazilian Journal of Business, 2(3), 3211–3230. https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-088

Edição

Seção

Artigos