Avaliação do arranjo físico de uma empresa do ramo alimentício / Evaluation of the physical arrangement of a food company
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-006Keywords:
Produção, Eficiência, Layout.Abstract
Para que uma organização tenha um bom desenvolvimento é necessário que ela esteja em constantes inovações e aprendizados, para acompanhar as mudanças do mercado. Dentro deste contexto este trabalho tem como objetivo, avaliar o arranjo físico do lavador de caixas, para melhorias do processo de produção da empresa Frango Sant’Ana, localizada em Santana do Jacaré-MG, a qual atua no setor de alimentos abatidos. A aplicação do arranjo físico se preocupa com a localização física dos recursos de transformação e se justifica porque decisões de como organizar a produção possuem impacto direto nos custos de uma operação produtiva. Além disto, elevados investimentos são necessários para construir ou modificar o layout produtivo, quando este é ineficiente. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa optando pela entrevista como método de coleta de dados e analise de conteúdo para sua posterior analise. Pode-se chegar à conclusão que para a empresa estudada, levando em consideração os levantamentos de informações, com base na entrevista ao gestor de produção, fiscal IMA e colaborador do setor, foram obtidas informações diversas do problema pertinente ao arranjo físico do lavador de caixas, mostrando um mal processo de lavagem das caixas no setor. Porém, pode-se propor a empresa um novo arranjo físico como demonstrado no presente trabalho, pois de acordo com os levantamentos dos dados da pesquisa, o arranjo físico proposto conseguiria atender todas as normas da fiscalização IMA, consequentemente tendo um processo da lavagem das caixas eficiente, trazendo uma boa satisfação tanto à empresa, quanto aos seus colaboradores do setor. A empresa deve buscar sempre estar adaptada ao mercado, e o arranjo físico é uma peça chave para o crescimento, reduzindo custos operacionais, além de atender exigências legais e proporcionar qualidade nos produtos produzidos.
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