Pcodigo II: o sistema de diagnóstico da aprendizagem de programação por métricas de software / Pcodigo II: the software metrics programming learning diagnostic system

Authors

  • Márcia Gonçalves de Oliveira
  • Ádler Oliveira Silva Neves
  • Helen França Medeiros
  • Mônica Ferreira Silva Lopes
  • Leonardo Leal Reblin
  • Elias Silva de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n1-948

Keywords:

programação, análise de aprendizagem, PCodigo II

Abstract

A avaliação de exercícios de programação com as finalidades de compreender as dificuldades de aprendizagem e de comparar soluções representa um desafio para professores de programação. Contemplando esse desafio, desenvolvemos o PCodigo II, um sistema de apoio à prática assistida de programação que mapeia soluções de programação em perfis de aprendizagem representados por 348 métricas de software. As principais funções do PCodigo II são execução em massa de exercícios, diagnóstico de dificuldades de aprendizagem e análise de plágios. O PCodigo II apresenta-se, portanto, como uma importante ferramenta para auxiliar o trabalho de avaliação de professores ao fornecer-lhes relatórios que favorecem uma análise fina e multidimensional da aprendizagem de programação.

 

References

Baeza-Yates, R. A., & Ribeiro-Neto, B. (2013). Recuperação de Informação: Conceitos e Tecnologia das Máquinas de Busca (2a. Edição). Bookman Editora.

Berry, R. E., & Meekings, B. A. E. (1985). A style analysis of C programs. Commun. ACM, 28, 80–88.

Curtis, B., Sheppard, S. B., Milliman, P., Borst, M. A., & Love, T. (1979). Measuring the Psychological Complexity of Software Maintenance Tasks with the Halstead and McCabe Metrics. IEEE Trans. Softw. Eng., 5(2), 96–104.

Giraffa, L. M., & Mora, M. da costa. (2013). Evasão na disciplina de algoritmo e programação: um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno. In: III Conferencia sobre el Abandono en la Educación Superior (III CLABES). México.

Oliveira, M., Neves, C. A., Lopes, M. F. S., Medeiros, F. H., Andrade, M. B., & Reblin, L. L. (2017). Um Curso de Programação a Distância com Metodologias Ativas e Análise de Aprendizagem por Métricas de Software. RENOTE - Revista Novas Tecnologias Na Educação, 15(1).

Oliveira, M., Nogueira, M. de A., & Oliveira, E. (2015). Sistema de apoio à prática assistida de programação por execução em massa e análise de programas. In CSBC 2015-Workshop de Educação em Informática (WEI). Recife, PE: SBC.

Pea, R. D., & Kurland, D. M. (1984). On the cognitive effects of learning computer programming. New Ideas in Psychology, 2(2), 137–168.

Souza, D. M., Batista, M. H. da S., & Barbosa, E. F. B. (2016). Problemas e Dificuldades no Ensino e na Aprendizagem de Programação: Um Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática Na Educação, 24(1).

Published

2018-12-12

How to Cite

Oliveira, M. G. de, Neves, Ádler O. S., Medeiros, H. F., Lopes, M. F. S., Reblin, L. L., & Oliveira, E. S. de. (2018). Pcodigo II: o sistema de diagnóstico da aprendizagem de programação por métricas de software / Pcodigo II: the software metrics programming learning diagnostic system. Brazilian Journal of Development, 5(1), 442–451. https://doi.org/10.34117/bjdv5n1-948

Issue

Section

Original Papers