Análise multivariada aplicada para descrição do panorama educacional brasileiro

Authors

  • Fernando Gualberto Silva Soares
  • Jackelya Araujo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv10n3-074

Keywords:

matemática aplicada, BNCC, educação, análise multivariada, evasão escolar

Abstract

A proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é estabelecer um conjunto de aprendizagens fundamentais que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes, independentemente da região do país ou da rede de ensino em que estejam matriculados. Isso visa assegurar uma educação de qualidade, equitativa e que atenda às necessidades da sociedade contemporânea. É fundamental que as unidades de ensino do país, capitaneadas pelos seus gestores, tenham acesso a dados que possam ajudar a monitorar a aplicação da BNCC. Como são geradas muitas informações educacionais, uma análise univariada pode não ser o suficiente para descrever o panorama educacional e verificar a completude da execução das propostas apresentadas na BNCC. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise multivariada de grandes conjuntos de dados educacionais. No estudo a metodologia de agrupamento K−means possibilitou descrever que a taxa de evasão apresentou a menor variação para o ano de 2018. Ao mesmo tempo que o estado de Pernambuco apresentou maior taxa de média de horas aula para a rede pública de ensino. Evidenciou-se também que os ensinos da rede pública e privada possuem aspectos diferenciados. Exemplarmente, o ensino público no Estado do Ceará para o ano de 2022 apresentou similaridade ao ensino privado do Estado de São Paulo. A metodologia auxiliou na identificação das variáveis que contribuíram para que os grupos dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Bahia apresentassem alta dissimilaridade em relação aos demais estados da unidade federativa do Brasil.

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Published

2024-03-27

How to Cite

Soares, F. G. S., & Silva, J. A. da. (2024). Análise multivariada aplicada para descrição do panorama educacional brasileiro. Brazilian Journal of Development, 10(3), e68404. https://doi.org/10.34117/bjdv10n3-074

Issue

Section

Original Papers