Ampliando fronteiras na extensão rural: uma análise comparativa dos dias de campo presenciais e virtuais

Authors

  • Lidiane Gomes dos Santos
  • Renan da Silva Fonseca
  • Bernardo Lima Bento de Mello
  • Tarcísio Feleti de Castro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv10n3-047

Keywords:

TecLeite-ES, tecnologias digitais, transferência de tecnologias

Abstract

Este estudo realizou uma análise comparativa entre os dias de campo realizados de forma presencial e o conduzido online, dentro do programa TecLeite-ES. Observou-se que a edição online ampliou significativamente o alcance geográfico, atraindo participantes de diversos estados, ao contrário das edições presenciais que tinham uma participação mais localizada. Além disso, a edição virtual favoreceu a participação de profissionais da área de ciências agrárias, enquanto as presenciais atraíram mais produtores rurais e estudantes. O estudo destaca o potencial dos eventos virtuais para superar barreiras geográficas, embora ressalte a necessidade de estratégias para aumentar a participação efetiva dos produtores rurais, considerando as limitações de acesso e familiaridade com as tecnologias digitais. Conclui-se que os Dias de Campo online podem complementar os presenciais, oferecendo uma alternativa inclusiva e acessível para a transferência de conhecimento e tecnologia no setor agropecuário.

References

° TecLeite ES. [S.l: s.n], 2021. 1 vídeo (ca 2h17min). Publicado pelo canal EMBRAPA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BAv8yHrzJVw. Acesso em: 12 ago. 2023.

CAUS, T. T. 3º TecLeite Espírito Santo é sucesso em acessos no Youtube. Incaper, 2021. Disponível em: https://incaper.es.gov.br/Not%C3%ADcia/3o-tecleite-espirito-santo-e-sucesso-em-acessos-no-youtube. Acesso em: 12 ago. 2023.

DA SILVA, C.; KOMESU, F.; FLUCKIGER, C. Digital literacy, remote teaching and access during COVID-19 pandemic: Impacts on postgraduate female in Brazilian Amazon. Actualidades Investigativas en Educación, v. 23, n. 1, p. 279-311, 2023.

EMBRAPA. Secretaria de Comunicação. Manual de eventos. 3ed. Brasília, DF, 2016. 124p. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/190799/1/Manual-de-Eventos-2016.pdf. Acesso em: 08 mar. 2024.

ESTEVES, J. TecLeite ES reúne mais de 500 pessoas em Cachoeiro de Itapemirim. Incaper, 2018. Disponível em: https://incaper.es.gov.br/Not%C3%ADcia/tecleite-es-reune-mais-de-500-pessoas-em-cachoeiro-de-itapemirim. Acesso em: 12 ago. 2023.

FABREGAS, R. et al. Digital agricultural extension for development. In: Introduction to Development Engineering: A Framework with Applications from the Field. Cham: Springer International Publishing, [S.l: s.n]2022. p. 187-219. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-86065-3_8. Acesso em: 10 ago. 2023.

FAO. 2023. Strengthening digital agricultural extension and advisory services in smallholder farming. Rome. Disponível em: https://doi.org/10.4060/cc6267en. Acesso em: 09 ago. 2023.

HOSSAIN, M.; LASSEN, A. H. How Do Digital Platforms for Ideas, Technologies, and Knowledge Transfer Act as Enablers for Digital Transformation?. Technology Innovation Management Review, Vol. 7(9), p. 55-60. 2017. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=3045012. Acesso em: 16 ago. 2023.

MARCELINO, M. Q. dos S. Elaboração de capacitações: um guia para o facilitador. Brasília, DF: Embrapa, 2015. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/137881/1/Elaboracao-de-capacitacao.pdf. Acesso em: 07 mar. 2024.

MÉTODOS E INSTRUMENTOS PARA TT E INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. [S.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: https://www.embrapa.br/metodos-e-instrumentos-para-tt-e-intercambio-de-conhecimento. Acesso em: 07 mar. 2024.

SALMAN, A. K. D.; LIMA, R.A. de. Tecnologia para o leite de Rondônia. Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2013 Folder/Folheto/Cartilha. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/82606/1/FD-246-0001.pdf Acesso em: 13 ago. 2023.

SILVA, A. F., et al. Metodologia de comunicação para pesquisa, ensino e extensão rural em período de pandemia e pós pandemia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR, 1.; CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR, 6.; WORKSHOP DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR, 9., 2023, Juazeiro. Anais... Juazeiro: Univasf, 2023. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1158849/1/Metodologia-de-comunicacao-para-pesquisa-ensino-e-extensao-rural-em-periodo-de-pandemia-e-pos-pandemia-2023.pdf. Acesso em: 07 mar. 2024.

SOMA, T.; NUCKCHADY, B. Communicating the benefits and risks of digital agriculture technologies: Perspectives on the future of digital agricultural education and training. Frontiers in Communication, v. 6, p. 259, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fcomm.2021.762201 Acesso em: 12 ago. 2023.

SRIDHAR, A., BALAKRISHNAN, A., JACOB, M. M., SILLANPÄÄ, M., & DAYANANDAN, N. Global impact of COVID-19 on agriculture: role of sustainable agriculture and digital farming. Environmental Science and Pollution Research, 30(15), 42509-42525.

Published

2024-03-14

How to Cite

Santos, L. G. dos, Fonseca, R. da S., Mello, B. L. B. de, & Castro, T. F. de. (2024). Ampliando fronteiras na extensão rural: uma análise comparativa dos dias de campo presenciais e virtuais. Brazilian Journal of Development, 10(3), e68093. https://doi.org/10.34117/bjdv10n3-047

Issue

Section

Original Papers