Jigsaw: uma proposta cooperativa para a educação ambiental em Manaus-AM

Authors

  • Paloma Kaline Costa de Souza
  • André Fernandes de Oliveira
  • Jéssica da Cruz Chagas
  • Rafael de Lima Erazo
  • Rosilene Gomes da Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv10n3-021

Keywords:

cooperação, temas transversais, podcast

Abstract

O objetivo deste estudo foi avaliar as contribuições do uso da técnica Jigsaw para o processo de ensino-aprendizagem de Educação Ambiental com alunos de uma escola pública de Manaus-AM. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso, com metodologia híbrida, aplicada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Letício de Campos Dantas. Formou-se 5 grupos para estudarem problemáticas ambientais, usando uma metodologia cooperativa ao ensinar uns aos outros o conteúdo proposto. Os resultados foram satisfatórios, pois em uma avaliação formativa os alunos conseguiram aprender e obter senso crítico pelas questões ambientais, além de conseguirem trabalhar em grupo e transmitirem o que aprenderam de forma coerente e objetiva em um Podcast. Conclui-se que recursos tecnológicos são bem utilizados quando há estímulo a curiosidade e propostas de atividades em grupos fazem os alunos cooperarem melhor para a resoluções de problemas e estudo do conteúdo.

References

BRASIL, MEC, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2017.

BUCZENKO, G. L.; ROSA, M. A. Educação Ambiental Crítica E A Educação Para O Desenvolvimento Sustentável (Eds): Encontros E Desencontros. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.1, p.3882-3892jan.2022.

COSTA, S. C. F. C.; ERAZO, R. L. O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA MÚSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, MANAUS (AM). In: 30ª Semana de Biologia da UFAM, 2017, MANAUS. XXX SEMANA DE BIOLOGIA: AS ALIANÇAS DA BIOLOGIA. MANAUS: UFAM, 2017. v. 30.

DEMO, Pedro. Aprendizagem Autêntica Na Era Digital: Envolvendo estudantes via pesquisa. Acesso em: 05 dez. 2016.

ERAZO, R. L.; COSTA, S. C. F. C. Valoração econômica dos benefícios ambientais percebidos pelos frequentadores do museu da Amazônia - MUSA, Manaus (AM) / Economic valuation of the environmental benefits perceived by visitors to the Amazon Museum - MUSA, Manaus (AM). Brazilian Journal of Development - BJD , v. 7, p. 8722-8737, 2021.

FATARELI, Elton Fabrino et al. Método cooperativo de aprendizagem jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf. Acesso em: 03/02/2022.

FIRMIANO, E. P. Aprendizagem Cooperativa na sala de aula. (2011). Disponível em: https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1I8b0SK4wNQ_MDA_b3dfd_/APOSTILA%20DE%20Aprendizagem%20Cooperativa%20-%20Autor-%20Ednaldo.pdf. Acesso em: 03/02/2022.

MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios / Celso Marcatto - Belo Horizonte: FEAM, 2002. Disponível em: https://preajf.files.wordpress.com/2009/07/educac3beoo-ambiental-conceitos-e-princypios.pdf. Acesso em: 19/01/2022.

HERNÁNDEZ-SAMPIERI, R. Metodologia de pesquisa [ recurso eletrônico]/ Roberto Hernádez Sampieri, Carlos Fernádez Collado, María del Pilar Baptista Lucio; tradução: Daisy Vaz de Moraes ; revisão técnica: Ana Gracinda Queluz Garcia, Dirceu da Silva, Marcos Júlio. – 5. Ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Penso, 2013.

OTTO, Patrícia. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas series iniciais do ensino fundamental i, Monografia em Educação na Cultura Digital, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

PIAJET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, 1973.

PINHO, E. M.; FERREIRA, C. A.; LOPES, J. P. As opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativa. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/download/2950/2875. Acesso em: 03/02/2022.

SANTOS, William B.; LUCA, Anelise G.; MELO, Marilândes M;. O Ensino Da Química Por Meio Da Metodologia Cooperativa Jigsaw: Explorando O Tema Chás. Revista Insignare Scientia., .2021 Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/download/2950/2875. Acesso em: 03/02/2022.

SOUZA, P. R. P.; SOUZA JÚNIOR, J. N. B. Educação ambiental: concepções e práticas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p.43010-43023apr 2021.

TEODORO, D. L. Aprendizagem cooperativa no ensino de Química: investigando uma atividade didática elaborada no formato Jigsaw. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-11042011-163547/publico/DanielLinoTeodoro.pdf. Acesso em: 03/02/2022.

TORO, B. É preciso cuidar de si, do outro e do espírito. Disponível em: https://convivaeducacao.org.br/fique_atento/1894. Acesso em: 03/02/2022.

Published

2024-03-06

How to Cite

de Souza, P. K. C., Oliveira, A. F. de, Chagas, J. da C., Erazo, R. de L., & Ferreira, R. G. da S. (2024). Jigsaw: uma proposta cooperativa para a educação ambiental em Manaus-AM. Brazilian Journal of Development, 10(3), e67861. https://doi.org/10.34117/bjdv10n3-021

Issue

Section

Original Papers