Processo de criação de máquina extrusora para criação de filamentos de impressão 3d, através de resíduos sólidos recicláveis de polímeros termoplásticos

Authors

  • Gabriel de Lima Ferreira
  • Sostenes Fernandes dos Santos
  • Iuri Kauã Simão de Oliveira
  • Marcos Cordeiro Mamede Filho
  • Emerson Medeiros Noberto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv10n3-011

Keywords:

reciclagem, extrusão, sustentabilidade, impressão 3d, viabilidade ambiental

Abstract

Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma extrusora de baixo custo para a produção de filamentos de impressão 3D a partir de garrafas PET recicladas. A iniciativa surgiu com o objetivo de criar uma solução acessível para escolas públicas, institutos e laboratórios Maker em todo o Brasil, permitindo a fabricação de filamentos sustentáveis e a promoção da educação ambiental. A pesquisa foi embasada em estudos anteriores que destacam o potencial do PET reciclado para uso em impressão 3D. O processo envolveu várias etapas, começando pelo filetamento das garrafas PET para obter uma fita de 1 cm de largura, conforme sugerido por estudos durante a revisão bibliográfica. Em seguida, a fita de PET foi direcionada para uma matriz aquecida, parte fundamental da extrusora, onde foi derretida e remodelada para a forma cilíndrica, com diâmetro de 2 mm, adequada para impressoras 3D. A extrusora utilizou um bico de 2 mm de diâmetro, e o filamento resultante foi tracionado por um motor de passo com engrenagens controlado por um potenciômetro, garantindo um diâmetro final de 1,75 mm, compatível com impressoras 3D convencionais. O processo foi realizado a uma temperatura de 240°C, garantindo a fusão adequada do PET. Um aspecto importante deste trabalho foi a investigação da pigmentação do filamento. Foram realizados testes com diferentes pigmentos, incluindo tinta de pincel permanente nas cores preta e vermelha, bem como tintas de canetas esferográficas e de quadro branco. Apenas a tinta de pincel permanente vermelha demonstrou aderência homogênea ao material, permitindo a impressão 3D sem problemas. A pesquisa se alinhou com estudos sobre pigmentação de polímeros, proporcionando impressões com uma espessura de camada de 0,2 mm perfeitamente. Os resultados obtidos foram extremamente promissores, evidenciando a viabilidade técnica da produção de filamentos PET reciclados para uso em impressão 3D. Durante o desenvolvimento do projeto, a extrusora foi montada e testada com sucesso no Laboratório Sertão Maker do IFPB Campus Patos. O impacto foi notável, com várias escolas públicas e particulares expressando interesse em replicar a iniciativa em suas instituições. Além disso, o trabalho foi apresentado em eventos acadêmicos, como a SCNT em João Pessoa e a EXPOTEC 2023, com destaque para a contribuição do IFPB Campus Patos. Isso demonstra o potencial de disseminação dessa tecnologia e de nossa pesquisa. Como resultado adicional, foi aprovada uma segunda pesquisa, com foco na produção de vergalhões de alta resistência a partir de polímeros termoplásticos derivados de resíduos sólidos, como o PET, com a aplicação de grafeno e outros compostos na construção civil. Essa pesquisa busca ampliar o conhecimento sobre as propriedades do PET e suas possíveis aplicações.

References

AWAJA, F.; PAVEL, D. Recycling of PET. European Polymer Journal, v. 41, p.1453–1477, 2005.

CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia Mecânica. 2ed, São Paulo: McGraw-Hill, 1986.

GEYER, R.; JAMBECK, J. R.; LAW, K. L. Production, use, and fate of all plastics ever made. Science Advances, v. 3, n. 7, e1700782, 2017.

LAURO, Arthur Moreira; FARIA, Max Júnior Araújo. Estudo para viabilidade técnica de produção de filamento reciclado de PLA e PET para impressão 3D. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica), Universidade de Brasília, 2019.

PATO, Claudia Marcia Lyra; CAMPOS, Camila Bolzan de. Comportamento ecológico. Temas básicos em psicologia ambiental, p. 28-43, 2011.

SILVA, Tânia Evyllyn Dias da. Desenvolvimento de blenda PET reciclado / PET tecido para aplicações têxteis. Dissertação (Mestrado em Engenharia Têxtil), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.

ROCHA, Marcos. Você sabe qual a importância do estudo de viabilidade para a construção de uma máquina? 2020. Disponível em: https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/importancia-estudo-de-viabilidade/. Acesso em: 23 jul. 2022. WIEBECK, H.; HARADA, J. Plásticos de Engenharia: tecnologia e aplicações. São Paulo: Artliber Editora, 2005.

Published

2024-03-06

How to Cite

Ferreira, G. de L., Santos, S. F. dos, Oliveira, I. K. S. de, Mamede Filho, M. C., & Noberto, E. M. (2024). Processo de criação de máquina extrusora para criação de filamentos de impressão 3d, através de resíduos sólidos recicláveis de polímeros termoplásticos . Brazilian Journal of Development, 10(3), e67829. https://doi.org/10.34117/bjdv10n3-011

Issue

Section

Original Papers