Prática docente no campo da iniciação musical em Maputo: por uma interface do lúdico com a música
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv9n11-010Keywords:
prática docente, lúdico, método, iniciação musicalAbstract
A partir de uma proposta Sóciointeracionista, este artigo, apresenta, uma pesquisa da Prática Docente na Iniciação Musical em Maputo, por uma interface do Lúdico com a Música: com o objectivo, com base no mapeamento dos métodos, e caracterização das estratégias, desenhadas das actividades, jogos e canções tradicionais/folclóricas, através das quais os professores promovem a interface do lúdico com a música, este trabalho busca compreender a prática de docentes formados pela ECA/UEM em exercício nas aulas, em que ensina música na Escola Privada e Escola Publica, em Maputo. Para tanto procede-se com a metodologia Quali-quantitativa, pois é um arranjo que permite, de acordo com Zapeline (2003), captar as variáveis que escapam de uma com a outra. Os professores Foram seleccionados como principal sujeito de pesquisa, por possuírem Licenciatura em Música na Escola de Comunicação e Artes - UEM. A pesquisa apresenta os Métodos usados para o ensino da música, em que os professores, adoptam pelos métodos dos Pedagogos da Educação e assimilam aos Métodos dos Pedagogos da Música. A aplicação do lúdico no processo de ensino-aprendizagem é feita recorrendo-se a Jogos, actividades musicais e canções Tradicionais/folclóricas. Nos jogos e actividades musicais o destaque vai para prática e uso de materiais naturais para a composição de instrumentos musicais. Por seu turno, o lúdico tem sido acentuado de prática nas escolas, não só por meio de actividades musicais como jogos, mas também por meio de canções moçambicanas, como são os casos de Matué-tué, canções como Um de Junho é o Dia das Crianças, Wati waxana Madori Dori e Elisa Awê.
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