Novo ensino médio em evidência: avaliação de conteúdos de química aplicados ao itinerário formativo de medicina, saúde e biológicas em cenário de inovação e de criação em 2022

Authors

  • Márcio Eustáquio Pereira da Silva
  • Carolina Rodrigues Santos
  • Maria Fernanda de Souza Bicalho de Mingo
  • Maria Fernanda de Matos Vieira
  • Matheus dos Santos Marino
  • Luiza Fonseca de Morais

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv9n10-029

Keywords:

aulas experimentais, investigação, itinerário formativo, material didático

Abstract

O presente trabalho analisou o material didático de química do Itinerário Formativo de Aprofundamento de Medicina, Saúde e Biológicas, produzido pelo 1º autor deste trabalho, para uma rede de ensino privada de Belo Horizonte, em 2022, para a 1ª série do Novo Ensino Médio. O material foi confeccionado em consonância com os conhecimentos essenciais da formação geral, bem como em sintonia com as habilidades do eixo investigação científica, presente no documento de referência para construção dos itinerários. O material mostrou-se eficiente para trabalhar o eixo de investigação científica e a presença de propostas de atividades experimentais contribuíram para o processo de ensino/aprendizagem.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Portaria no 1432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Edição:66, Seção:1, página: 94, publicada em 05/04/2018.

Silva, MEP. Material Didático de Química da Rede Chromos de Ensino para a 1ª série do itinerário Formativo de Medicina, Saúde e Biológicas. Belo Horizonte, Editora Chromos, 2022.

Rodrigues, S. B., & Behrens, M. A. (2022). Ensino médio e projeto de vida: uma pesquisa do tipo estado da arte / High school and life project: state of the art research. Brazilian Journal of Development, 8(3), 21156–21171. https://doi.org/10.34117/bjdv8n3-359

da Silva, E. C. C., Barbosa, A. C., Fortes, A. Z. de S., Ribeiro, D. C., Avelino, L. M., de Sousa, M. S., Souza, S. S., & Sena, Y. W. B. (2021). Uma experiência da prática pedagógica em química por meio da experimentação / An experience of pedagogical practice in chemistry through experimentation. Brazilian Journal of Development, 7(6), 61648–61666. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-510

SILVA; Márcio Eustáquio Pereira da, SANTOS; Carolina Rodrigues, MINGO; Maria Fernanda de Souza Bicalho de, VIEIRA; Maria Fernanda de Matos, MARINO; Matheus dos Santos, MORAES; Luiza Fonseca de. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA APLICADOS AO ITINERÁRIO FORMATIVO DE MEDICINA, SAÚDE E BIOLÓGICAS EM CENÁRIO DE CRIAÇÃO E DE INOVAÇÃO PARA O NOVO ENSINO MÉDIO. Anais do V Congresso Online Nacional de Química, 1ª edição, de 27/03/2023 a 30/03/2023.

DOI: 10.54265/MYST9316

Downloads

Published

2023-10-04

How to Cite

da Silva, M. E. P., Santos, C. R., de Mingo, M. F. de S. B., Vieira, M. F. de M., Marino, M. dos S., & de Morais, L. F. (2023). Novo ensino médio em evidência: avaliação de conteúdos de química aplicados ao itinerário formativo de medicina, saúde e biológicas em cenário de inovação e de criação em 2022. Brazilian Journal of Development, 9(10), 27858–27864. https://doi.org/10.34117/bjdv9n10-029

Issue

Section

Original Papers