A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil

Authors

  • Pedro Henrique dos Santos Nascimento
  • Fernanda Keley Silva Pereira Navarro
  • Rodrigo Marciel Soares Dutra

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv9n1-164

Keywords:

território, lugar, etnociência

Abstract

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, abrangendo 22,65% do território nacional, considerando sua área contínua. O espaço geográfico ocupado pelo bioma desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano. É considerado a savana mais biodiversa do planeta. A diversidade cultural é ampla e rica em conhecimentos. Desde os povos indígenas, historicamente territorializados, passando pelas comunidades quilombolas, até a diversidade camponesa existente no bioma, compõem um mosaico de saberes que podem ser inseridos no arcabouço da diversidade do Cerrado. Este bioma é determinante para a formação da identidade da população do Brasil Central. A degradação das áreas de Cerrado é relativamente recente. Numerosas espécies de plantas e animais estão ameaçadas ou correm risco de extinção, enquadrando o bioma como um dos hotspots da biodiversidade planetária. O Instituto Federal de Goiás está localizado nesse território. Conhecer a percepção do público discente frente ao Cerrado é extremante importante, pois, permitirá o desenvolvimento de ações de ensino, de pesquisa e de extensão, com foco no bioma/território Cerrado, cumprindo, assim, a missão do IFG, que é a de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, voltada não apenas para o atendimento a perspectivas de empregabilidade, mas também para a formação completa do cidadão. Mediante pesquisa realizada junto aos estudantes de dois câmpus da instituição, verificou-se que o conhecimento acerca do espaço onde estão inseridos, o Cerrado, precisa ser aprofundado e ressignificado.

References

ALBUQUERQUE, A. C. S.; SILVA, A. G. Agricultura tropical: quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e políticas. Embrapa Cerrados. Brasília-DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2008.

AMARAL, A. Qual a importância do Cerrado para a biodiversidade global? Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2020. Disponível em: <https://cepfcerrado.iieb.org.br/qual-importancia-do-cerrado-para-biodiversidade-global/#:~:text=Estima%2Dse%20que%2020%25%20das,acordo%20com%20as%20listas%20oficiais>. Acesso em: Jan, 2020.

ARRUDA, M. B. Ecossistemas Brasileiros. Brasília: Edições IBAMA, 2001.

BRASIL. Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Proposta de Emenda à Constituição nº 504, de 2010. Altera o § 4º do art. 225 da Constituição Federal, para incluir o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional. Brasília-DF: Câmara dos Deputados e Senado Federal, 2010. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=483817>. Acesso em: Jan, 2020.

BRASIL. Decreto Não-numerado da Presidência da República, de 20 de agosto de 2003. Institui o Dia Nacional do Cerrado, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dnn/2003/Dnn9960.htm>. Acesso em: Jan, 2020.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Bioma Cerrado. Brasília, 2021. Disponível em: <https://antigo.mma.gov.br/biomas/cerrado>. Acesso em: Jan, 2020.

CORREA, N. B. O.; SENA, B. L.; SANTOS, S. X. Estudando o Cerrado por meio de atividades investigativas. In: IV CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG, 2016, Pirenópolis-GO. Anais. Pirenópolis-GO, UEG, 2016. s/p. Disponível em: <https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/download/10187/7552>. Acesso em: Jan, 2020.

CERQUEIRA, A. C. A. Aula sobre o bioma Cerrado. Canal do Educador. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aula-sobre-bioma-cerrado.htm>. Acesso em: Jan, 2020.

DIAS, Marcos Bittar. Buriti, um belo presente da Natureza. In: PALEARI, L. M. (Org.). Frutas e seus frugívoros. Botucatu-SP: REDE Sans, FINEP, 2017. p. 34-40. Disponível em: <https://www.ibb.unesp.br/Home/ensino/departamentos/educacao/frutas_e_seus_frugivoros.pdf>. Acesso em: Jan, 2020.

DUTRA, R.M.S.; SOUZA, M.M.O. Cerrado Goiano: Agrotóxicos e Agroextrativismo. Goiânia: Editora IFG, 2019. Disponível em <https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/view/39/22/127-3>. Acesso em: Jan, 2020.

EMPRABA. Levantamento e Análise da Importância Hidrológica do Cerrado. EMBRAPA CERRADOS, 2021. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-imagens/-/midia/5816001/levantamento-e-analise-da-importancia-hidrologica-do-cerrado>. Acesso em: Nov, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ministério do Meio Ambiente. Brasil em Síntese. Disponível em <https://brasilemsintese.ibge.gov.br/territorio.html>. Acesso em: Jan, 2020.

IFG. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Disponível em <https://www.ifg.edu.br/attachments/article/11546/PDI_IFG_2019_2023.pdf>. Acesso em: Jan, 2020.

LEGNAIOLI, S. Chá de ipê roxo: para que serve. Ecycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/ipe-roxo/>. Acesso em: Jan, 2020.

LIMA, C. A. Influência de eventos históricos e recentes na filogeografia e estrutura genética de Neothraupis fasciata (Aves: Thraupidae), uma ave endêmica do Cerrado. Tese (Doutorado em Biologia Animal) – Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília. Brasília-DF, p. 146. 2016. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21013/1/2016_C%c3%a1ssiaAlvesLima.pdf>. Acesso em: Jan, 2020.

MOURA, D. F. Avaliação da toxicidade e efeitos biológicos do látex extraído de Himatanthus drasticus (Mart.) PLUMEL. Dissertação (Mestrado em Saúde Humana e Meio Ambiente) – CAV, Universidade Federal de Pernambuco. Vitória de Santo Antão-PE, p. 54. 2014. Disponível em: < https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18940/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Mestrado-Danielle%20Feij%C3%B3%20de%20Moura.pdf>. Acesso em: Jan, 2020.

MYERS, N., et al. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature, London-UK, vol. 403, fev. 2000. p. 853-858. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/35002501?foxtrotcallbac>. Acesso em: Jan, 2020.

OLIVEIRA, B. E. N. Mapeamento, identificação e análise dos fatores relacionados aos processos erosivos no Distrito Federal – ênfase nas voçorocas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília. Brasília-DF, p. 164. 2011. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/10244>. Acesso em: Jan, 2020.

RONQUIM, C. C. Conceitos de fertilidade do solo e manejo adequado para as regiões tropicais. Campinas-SP: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2010. 26p. Disponível: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/31004/1/BPD-8.pdf>. Acesso em: Jan, 2020.

SANO, S. M.; ALMEIDA, S. P.; RIBEIRO, J. F. Cerrado: ecologia e flora – Volume 1. Embrapa Cerrados. Brasília-DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2008. Disponível: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/570911/cerrado-ecologia-e-flora>. Acesso em: Jan, 2020.

SANTOS, L. 11 de Setembro: Dia Nacional do Cerrado. Florestal Brasil, 09 de nov. de 2016. Disponível em <https://florestalbrasil.com/2016/09/dia-11-de-setembro-dia-nacional-do/>. Acesso em: Jan, 2020.

SANTOS, L. Importância do Cerrado para as regiões hidrográficas brasileiras. Ecossoambiental, 26 de fev. de 2019. Disponível em: <https://ecossocioambiental.org.br/2016/02/19/importancia-do-cerrado-para-as-regioes-hidrograficas-brasileiras/>. Acesso em: Jan, 2020.

TUMOLO NETO, R. J. Manejo de pastagem com uso do Fogo em unidade de conservação de uso sustentável no Cerrado: Estudo comparativo entre as RDS Veredas do Acari (MG) e a APA Nascentes do Rio Vermelho (GO). Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) – Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília. Brasília-DF, p. 229. 2014. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16470/1/2014_RoqueJo%C3%A3oTumoloNeto.pdf>. Acesso em: Jan, 2020.

Published

2023-01-11

How to Cite

Nascimento, P. H. dos S., Navarro, F. K. S. P., & Dutra, R. M. S. (2023). A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil. Brazilian Journal of Development, 9(1), 2407–2423. https://doi.org/10.34117/bjdv9n1-164

Issue

Section

Original Papers