Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular / Contribution of assistant techniques in learning of a student with special needs included in regular room

Authors

  • Maria José Pereira Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ivaneia Maria de Lima
  • Maria Jose da Silva
  • Maria Wilma de Souza Sales
  • Diógenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-228

Keywords:

Práticas assistivas- Inclusão- Alunos especiais.

Abstract

Pretendeu-se explorar a quantidade de teses e dissertações, produzidas no período de 2010 a 2019, expondo sobre as dificuldades apresentadas pelos discentes e a importância atribuída a escola. Através de leituras e releituras bibliográficas é que estabeleceu a necessidade de novas metodologias e técnicas assistivas para acolher crianças com necessidades especiais em sala de aula. Então foram encontrados 152 trabalhos e com critérios de inclusão e exclusão, decidiu-se relatar as dissertações e teses. Elegemos 32 respondendo às abordagens em foco tendo como objetivo a capacitação adequada de professores para lidar com alunos especiais, já que são poucos que se sentem confiáveis em sala de aula.

 

 

References

Alves, David de Abreu, Tecnologia assistiva e inclusão: a construção da consciência espacial-cidadã de deficientes visuais. João pessoa: 2017.

Araújo, Eliece Helena Santos, Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência na Faculdade de Direito da UFBA. Salvador: 2015.

Arcanjo, Ana D’arc, Educação inclusiva: uma proposta neuroeducativa. Juiz de Fora: 2013.

Barros, Renata Pitta, Cardbot: tecnologia educacional assistiva para a inclusão de deficientes visuais na robótica educacional. Natal: 2017.

Basegio, Antonio Carlos, Percursos da tecnologia assistiva no contexto de educação inclusiva e a luta por reconhecimento das diferenças. Canoas: 2016.

Brito, Erilze Maria da SIlva, Avaliação dos aspectos físicos, tecnológicos e atitudinais direcionados aos usuários com deficiência visual: estudo em uma biblioteca universitária. Brasil: 2018.

Conceição, Tamires Neves, A tecnologia audiovisual através da informação áudio descritiva: uma perspectiva da ciência da informação. Salvador: 2017.

Costa, Gerline Maciel, Núcleo de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais (NAPNE): ações para a inclusão em uma instituição de ensino profissional do Estado de Pernambuco. Maceió: 2011.

Cruz, Ana Vládia Holanda Cruz, O adolescente em conflito com a lei e a escola: criminalização e inclusão perversa. Natal: 2010.

Ferreira, Roberta Flávia, Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: o desafio da formação de professoras. Belo Horizonte: 2017.

Field´s, Karla Amâncio, Saberes profissionais para o exercício da docência em química voltado à educação inclusiva. Goiânia: 2014.

Franciscatto, Roberto, SolAssist -Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas acessível e responsiva na promoção da inclusão social de pessoas com deficiência. Porto alegre: 2017.

Hermes, Simoni Timm, Educação especial & educação inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea. Santa Maria: 2017.

Jesus, Ivone das Dores, Analisando a educação inclusiva no curso de licenciatura em geografia da universidade estadual do maranhão. São Luís: 2012.

Lima, Roceli Pereira, Promoção do Interesse em Criança com Autismo a partir de uma Plataforma Educacional Assistiva com Fantoche Eletrônico. Porto Alegre: 2018.

Lisbôa, Elise Ribas, A tutoria clínico-escolar no processo de inclusão escolar: um estudo de caso. São Paulo: 2015.

Lorensi, Vanise Mello, A inclusão educacional e educação superior: realidade e perspectivas na educação a distância. Santa Maria: 2014.

Maia, Fátima Beatriz, O uso da tecnologia assistiva no resgate da autonomia de pacientes com sequelas da Hanseníase. Niterói: 2015.

Maia, Fernanda do Nascimento, A contribuição da Metodologia de Projeto em Design no processo de desenvolvimento de recursos de Tecnologia Assistiva. Rio de Janeiro: 2011.

Marcelino, Juliana Fonsêca, Avaliação da usabilidade de adaptações de lápis para a grafomotricidade de crianças e adolescentes com paralisia cerebral discinética. Recife: 2018.

Martins, Maria Del Carmen, Práticas pedagógicas com o plano ceibal para a inclusão escolar: estudo de caso em escolas do Uruguai. Porto Alegre: 2013.

Modesto, Rosemeire Fernanda, Comunicação alternativa: participação de alunos com deficiência não oralizado na rotina pedagógica. Marília: 2018.

Modolon, Joice Rodrigues, Diversidade socioeconômica e educação inclusiva. Tubarão: 2015.

Morina, Élido José, A inclusão do aluno com paralisia cerebral: demanda do professor para apoio técnico em fisioterapia. Campinas: 2013.

Pereira, Josenilde Oliveira, Políticas institucionais de acessibilidade na educação superior: percursos e desafios para a inclusão de alunos com deficiência na UFMA. São Luís: 2017.

Pires, Silvana Maria, A inclusão de alunos com deficiência na escola pública de ensino médio: em foco o projeto político pedagógico do centro de ensino médio liceu maranhense. São Luís: 2013.

Ribeiro, Eveline Borges, Formação de professores de ciências e educação inclusiva em uma instituição de ensino superior em Jataí-Go. Goiana: 2011.

Rodrigues, Francisco Sueudo, O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) por alunos cegos em Escola Pública Municipal de Fortaleza. Fortaleza: 2010.

Sá, Ana Karine Laranjeira, Educação inclusiva: uma avaliação de implementação. Recife: 2018.

Salvino, Ligiane Gomes Marinho, Tecnologia assistiva no ensino de Matemática para um aluno cego do Ensino Fundamental: Desafios e possibilidades. Campina Grande: 2017.

Santiago, Judith Vilas Boas, Possibilidades e limitações nas práticas pedagógicas no ensino superior: uma análise do material didático e dos recursos de tecnologia assistiva acessíveis as pessoas com deficiência visual. Minas Gerais: 2016.

Seeger, Mariza, O uso de tecnologias assistivas para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. Santa maria: 2019.

Published

2019-12-17

How to Cite

Silva, M. J. P., Lima, I. M. de, Silva, M. J. da, Sales, M. W. de S., & Coutinho, D. J. G. (2019). Contribuição das técnicas assistivas no aprendizado de um aluno com necessidades especiais incluso em sala regular / Contribution of assistant techniques in learning of a student with special needs included in regular room. Brazilian Journal of Development, 5(12), 31298–31309. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-228

Issue

Section

Original Papers