Alfabetização matemática de crianças com discalculia/ Mathematical literacy of children with disalculia

Authors

  • Joseilda Ferreira Barbosa da Silva
  • Diogenes Jose Gusmao Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-117

Keywords:

Discalculia, dificuldades de aprendizagem, alfabetização matemática.

Abstract

A matemática é fundamental e imprescindível, está inserida nas atividades básicas, cotidianas. Não é recente as dificuldades de aprendizagem, apresentadas por alguns alunos desde os anos iniciais, tornando-se perceptível em alguns casos, dificuldades que as intervenções realizadas pelo professor não sanam. Diante dessa problemática a alfabetização matemática se efetiva? Nesse contexto, o objetivo proposto nessa pesquisa é abordar a discalculia como um transtorno que interfere diretamente no processo de alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho foi produzido a partir de buscas nos Periódicos CAPES, cujos filtros utilizados foram:  discalculia, artigos, português, no período de 2011 a 2019, através de revisão bibliográfica, numa abordagem qualitativa. Dada a relevância do tema, observa-se que há poucas pesquisas específicas sobre a discalculia, muitos profissionais da educação desconhecem o transtorno, em grande parte, deve-se a carência ou deficiência de estudo no decurso de sua formação, dessa forma evidencia-se a necessidade de pesquisas mais profundas sobre o assunto, o que estimula o pesquisador a realizar novos estudos sobre o tema, apresentando resultados que irão  incidir sobre a qualificação dos profissionais em educação que buscam ampliar seus conhecimentos, aperfeiçoar sua prática pedagógica, estudando as dificuldades encontradas em seu ambiente de trabalho.

References

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

AVILA, Lanúzia Almeida Brum; LARA, Isabel Cristina Machado de. Discalculia: Um mapeamento de artigos brasileiros. Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul. DOI:10.5752/p.2316-9451.2017. v.6, n.1, p.35. http://hdl.handle.net/10923/14997.

AVILA, Lanúzia Almeida Brum; LARA, Isabel Cristina Machado de; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Intervenções psicopedagógicas e discalculia do desenvolvimento: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. e80/ 1-21, set. 2019. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/37223>. Acesso em: 10 nov. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5902/1984686X37223.

BASTOS, José Alexandre. Matemática: distúrbios específicos e dificuldades. In: ROTTA, NewraTellechea. Transtornos da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2016.

BELLOS, Alex. Alex no país dos números. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. Disponível em: http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12579.pdf. Acesso em: 06 nov. 2019.

BERNARDI, Jussara. Discalculia: o que é? Como intervir? Jundiaí, SP: Paco, 2014.

BERNARDI, Jussara; STOBAUS, Claus D. DISCALCULIA: Conhecer para incluir. Revista de Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 39, p. 47-60, jan./abril. 2011. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2./index.php/educacaoespecial/article/viewFile/2386/1715 Acesso em: 01 nov. 2019.

BUTTERWORTH, B., VARMA, S. e LAURILLARD, D. (2011). Discalculia: do cérebro à educação. Science, 332 , 1049-1053. doi: 10.1126 / science.1201536

CAMPOS, Ana Maria Antunes de. Discalculia: superando as dificuldades em aprender matemática. São Paulo: WAK, 2014.

CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios da aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

CIASCA, Sylvia Maria. Transtorno de Aprendizagem. In: CIASCA, Sylvia Maria et al. Sônia das Dores Rodrigues. Ribeirão Preto: Book Toy, 2015. Cap. 8. p. 209-214.

DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 2. ed. Porto Alegre: Ediupf, 2002.

DE SOUSA SANTOS, Josiane Cordeiro; PLÁCIDO, Maria Elze dos Santos; ANDRADE BARRETO, Elisângela Dórea. O ensino da matemática e as dificuldades no processo de alfabetização. Revista EDaPECI, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 91-98, mar. 2018. ISSN 2176-171X. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/8594>. Acesso em: 12 nov. 2019. doi:https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18594.91-98.

Gross-Tsur, V., Manor, O., & Shalev, RS (1996). Discalculia do desenvolvimento: prevalência e características demográficas. Medicina do Desenvolvimento e Neurologia Infantil, 38 , 25-33. doi: 10.1111 / j.1469-8749.1996.tb15029.x

GUEDES, Danieli Ferreira; BLANCO, Marilia Bazan; COELHO NETO, Joao. Discalculia: uma revisão sistemática de literatura nas produções brasileiras. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. e25/ 1-16, mar. 2019. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/29947>. Acesso em: 15 nov. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5902/1984686X29947.

HAASE, V. G.; COSTA, D. S.; MICHELLI, L. R.; OLIVEIRA, L. F. S.; WOOD, G. O estatuto nosológico da discalculia do desenvolvimento. In: CAPOVILLA, F. C. (Org). Transtornos de aprendizagem 2: Da análise laboratorial e da reabilitação clínica para as políticas públicas de prevenção pela via da educação, Memnon Edições Científicas: São Paulo, 2011, p. 139-144.

HACK SCHLINDWEIN AVILA, Ângela Aline et al. Discalculia e aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, v. 3, p. 41-56, oct. 2018. ISSN 2176-8501. Disponível em: <https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1609>. Acesso em: 10 nov. 2019. doi:https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1609.

IDE, S. M. Dificuldades de aprendizagem: Uma indefinição? Revista FAEEBA – Educação e contemporaneidade, Salvador, v.11, n.17, p.57-64, jan./jun., 2002.

KOSC, L. Developmental dyscalculia. Jounal of Leoarning Disabilities, v. 7, p. 164-177, 1974.

MIKLEBUST, H.R.;JOHNSON,D.J. Dyslexia in children. Exceptional children, p. 14-25, 1962.

MIRANDA, Amanda Drzewinski de; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. O ensino da Matemática ao deficiente intelectual: projetos de trabalho em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 56, p.695-708, set. 2016. Disponível em: Acesso em: 27 out. 2019.

MÓL, D. A. R.; WECHSLER, S. M. Avaliação de crianças com indicação de di?culdades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III. Revista Semestral da Associação BrasileiradePsicologiaEscolareEducacional(ABRAPEE),v.12,n.2,p.391–399,dez.2008.

PINHEIRO, Marta; LIBLIK, Ana Maria Petritis. Entendendo a discalculia: Formando professores para a educação integral. III CONEDU (CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO) Natal – RN, 05 a 07 out. 2016. Universidade Federal do Canadá, Setor de Educação.

PINHEIRO, Nara Vilma L.: VITALLE, Maria Sylvia da S. Quando o ensino-aprendizagem de matemática se torna um desafio. Revista Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n.3, p.65-71, jul./set., 2012. Disponível em: http://www.adolescenciaesaude.com/detalheartigo.asp?ide=332. Acesso em: 02 nov. 2019.

SANTOS, F. H., Silva, P. A., RIBEIRO, F. S., & KIKUCHI, R. S. (2010). Recomendações para professores sobre o "Transtorno da Matemática". Revista Sinpro-Rio, nº 05, 19-33.

SCOZ, B. Psicopedagogia e realidade escolar, o problema escolar é de aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1994.

SHALEV, R. S., & VON ASTER, M. G. (2008). Identification, classification, and prevalence of developmental dyscalculia. Encyclopedia of Language and Literacy Development (pp. 1-9). London, ON: Canadian Language and Literacy Research Network. Retirado em 05/11/2019, de http://www.literacyencyclopedia.ca/pdfs/ topic.php?topId=253.

SHALEV, Ruth S. Developmental dyscalculia. Journal of Child Neurology, v.19, n.1, jan./fev.2001. Disponível em: http://ldx.sagepub.com/content/34/1/59.full.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.

SHALEV, Ruth S. Developmental dyscalculia. Journal of Child Neurology, v.19, n.10, p.765-771, out. 2004. Disponível em: https://secure3.convio.net/pch/assets/pdfs/Dyscalculia-6.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.

SHALEV, Ruth S.; MANOR, Orly; KEREN, Batsheva et al. Developmental dyscalculia is a familial learning disability. Journal of Learning Disabilities, v; 34, n.1, jan./fev. 2001. Disponível em: http://ldx.sagepub.com/content/34/1/59.full.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.

SILVA, Paulo Adilson da; RIBEIRO, Fabiana Silva e SANTOS, Flávia Heloísa. Cognição numérica em crianças com transtornos específicos de aprendizagem. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 197-210. ISSN 1413-389X.

SILVA, Paulo Adilson da; SANTOS, Flávia Heloísa dos. Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pelo ZAREKI-R. Psic .: Teor. e Pesq. , Brasília, v. 27, n. 2, p. 169-177, junho de 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722011000200003&lng=en&nrm=iso>. acesso em 02 de novembro de 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003.

SILVA, Wiliam Cardoso da. Discalculia: Uma abordagem à luz a educação matemática, 2008. www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/1010/artigos_teses/MATEMÁTICA/Monografia¬_Silva.pdf. Acesso em 02 de nov. de 2019.

SIQUEIRA, Cláudia Machado; GURGEL-GIANNETTI, Juliana. Mau desempenho escolar: uma revisão atualizada. Rev. Assoc. Med. Bras. São Paulo, v. 57, n. 1, p. 78-87,

fevereiro de 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302011000100021&lng=en&nrm=iso>. acesso em 14 de novembro de 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302011000100021.

THIELE, Ana Lúcia Purper; LARA, Isabel Cristina Machado de. A formação continuada e suas implicações na compreensão de discalculia. Revista signos - Centro Universitário Univates, v. 38, n. 1, p. 44-61, 2017. Disponível em <http://hdl.handle.net/10923/11687 acesso em 10 de novembro de 2019.

VIANA, Rosineide Oliveira; VIANA JUNIOR, Carlos Alberto da Cruz. Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2, Vol. 16. pp.235-251, Março de 2017. ISSN:2448-0959

VIEIRA, E. Transtornos na aprendizagem da matemática: Número e discalculia. Revista Ciências e Letras, n. 35, p. 109-120, mar./jul.2004.

VIGNOLA, Carmen Lucia. Discalculia. Uma dificuldade de aprendizagem em Matemática. São Paulo: Nelpa, 2015.

VON ASTER, MG, SCHWEITER, M., & WEINHOLD ZULAUF, M. (2007). Rechenstörungen bei Kindern. Vorläufer, Prävalenz und psychische Symptome. [Discalculia do desenvolvimento: precursores, prevalência e co-morbidade.] Zeitschrift fürEntwicklungs Pädagogik, 39 , 85-96.

Published

2019-12-09

How to Cite

Silva, J. F. B. da, & Coutinho, D. J. G. (2019). Alfabetização matemática de crianças com discalculia/ Mathematical literacy of children with disalculia. Brazilian Journal of Development, 5(12), 29714–29730. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-117

Issue

Section

Original Papers