A geografia no jardim de infância: conhecer o mundo a partir s das narrativas e da paisagem

Geography in kindergarten: getting to know the world through narratives and landscape

Authors

  • Miguel Castro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-161

Keywords:

pré-escolar, geografia, narrativas, didática da geografia

Abstract

A Geografia explica as relações Homem/planeta. Deste ponto de vista, poderá parecer difícil introduzir conceitos geográficos no pré-escolar. Porém, é possível fazê-lo, abordando as crianças dentro do seu universo. Para Kieran Egan, a partir de narrativas a criança consegue manipular conceitos abstractos, quando apresentados em oposições binárias, de acordo com o seu estádio de desenvolvimento. Transpondo este raciocínio para a Geografia, podemos, de facto, introduzir conceitos geográficos a crianças desta faixa etária, e provocar alterações nas práticas dos educadores e alunos em Prática Pedagógica.

References

Carvalho, Graça Simões; Freitas, Maria Luísa V. (2010). Metodologia do Estudo do Meio. Plural Editores. Porto.

Castro, Miguel (2003). Reflexões sobre a introdução da Geografia na Educação de Infância. Aprender. Nº 27. Portalegre

Castro, Miguel (2012). A Preto e Branco – A Geografia na Educação Pré-escolar. III Seminário de I&DT do IPP, Valorizar o saber, criar oportunidades – C3i. IPP. Portalegre.

Egan, Kieran (1990). Estádios da Compreensão Histórica. ESEP. Portalegre.

Egan, Kieran (1992). O Desenvolvimento Educacional. D. Quixote. Lisboa.

Egan, Kieran (1994). O Uso da Narrativa como Técnica de Ensino. D. Quixote. Lisboa.

Marque, Ramiro (1990). Educação Cívica e Desenvolvimento Pessoal e Social – Objectivos, Conteúdos e Métodos. Texto Editora. Lisboa.

Mogarro, Mª João (1999). Histórias da História. Marvão no Dia Mundial da Criança. Aprender. Nº 23. Portalegre

Silva, Maria Isabel (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa. Ministério da Educação.

Roldão, Mª do Céu (1995). O Estudo do Meio no 1º Ciclo. Fundamentos e Estratégias. Texto Editora. Lisboa.

Barata Salgueiro, Teresa (1990). Sobre o Valor Educativo da Geografia. Aprender. Nº 10.Portalegre.

Spodek, Bernard (1999). Ensinando Crianças de Três a Oito Anos. ArtMed. Porto Alegre.

Published

2022-09-19

How to Cite

Castro, M. (2022). A geografia no jardim de infância: conhecer o mundo a partir s das narrativas e da paisagem : Geography in kindergarten: getting to know the world through narratives and landscape. Brazilian Journal of Development, 8(9), 62884–62892. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-161

Issue

Section

Original Papers