Serviço social no SUS e SUAS: um debate sobre a educação permanente / Social service in SUS and SUAS: a debate on continuing education

Authors

  • Bianca Barbosa do Vale
  • Laís Caroline Neves
  • Rosalinda Chedian Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-523

Keywords:

produção de conhecimento, serviço social, educação permanente, SUAS, SUS.

Abstract

O presente estudo objetiva refletir sobre a pesquisa e produção de conhecimento no Serviço Social, considerando a atuação do Assistente Social inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Optou-se por utilizar como instrumento de coleta de dados uma pesquisa de opinião, por meio do formulário Google Forms, destinado aos Assistentes Sociais inseridos nas Políticas de Saúde e Assistência Social dos municípios referenciados à Diretoria Regional de Saúde (DRS) e à Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Ribeirão Preto, com 27 municípios referenciados. Houve participação de 10 municípios e 35 respostas. As reflexões sob a perspectiva crítica buscaram compreender a temática a partir da totalidade social; por isso, optou-se pelo método materialista histórico-dialético. Assim, procurou-se em um primeiro momento, realizar resgate histórico sobre o SUS e SUAS e a atuação das Assistentes Sociais, relacionando a importância da produção de conhecimento e os elementos em torno da educação permanente. No segundo momento, abordam-se os desafios contemporâneos postos ao trabalho e à formação profissional, tendo em vista o contexto de recrudescimento do neoliberalismo. Depreende-se que a formação acadêmica- profissional, de qualidade possibilita a interlocução com a realidade social, privilegiando o compromisso ético da profissão com os serviços prestados e o aprimoramento intelectual. 

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Published

2022-05-25

How to Cite

do Vale, B. B., Neves, L. C., & Pimentel, R. C. (2022). Serviço social no SUS e SUAS: um debate sobre a educação permanente / Social service in SUS and SUAS: a debate on continuing education. Brazilian Journal of Development, 8(5), 40802–40822. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-523

Issue

Section

Original Papers