Potencialidades dos projetos de apoio: o projeto civil em ação da uniso Sorocaba, os engenheiros sem fronteiras e a vulnerabilidade habitacional / Potentialities of the support projects: the civil project in action at uniso Sorocaba, engineers without borders and housing vulnerability

Authors

  • Mário Sergio Killian
  • Cibeli Nieri
  • Alexia Canavezzi de Camargo
  • Nathalia Aires Peixoto de Abreu
  • Thalita Suzan Jesus Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-433

Keywords:

universidade, potencialidades, projeto, vulnerabilidade, impacto.

Abstract

O presente trabalho objetiva descrever a experiência de um projeto desenvolvido pela UNISO-Universidade de Sorocaba com a finalidade de prestação de apoio às famílias em condições de vulnerabilidade social, cuja ideia surgiu em 2016 através da constatação pelo Curso de Engenharia Civil da necessidade de promover um melhor aprendizado aos seus alunos de graduação através de vivência em casos reais presentes na sociedade em que estão inseridos, vislumbrando agregar em sua formação acadêmica, além dos aspectos técnicos necessários para o futuro engenheiro, a concepção e gestão de projetos, a percepção dos riscos da atividade de projeto, a construção e reformas em locais vulneráveis, a necessidade do trabalho em equipe, as dificuldades em relação à aquisição, transporte e utilização dos insumos, além dos outros intervenientes desse complexo processo. Mesmo tal projeto tendo sido pensado através de um modelo clássico de prestação de apoio visando um impacto social positivo, a experiência mostrou-se exitosa e extremamente importante na formação dos alunos, pois, a despeito das dificuldades inerentes ao tipo do auxílio prestado às famílias, fomentou e proporcionou uma corrente de apoio imensurável, com ganhos sociais e ambientais impactantes, onde outros stakeholders se interessaram, e com o apoio da mídia, potencializou tal propósito, incluindo o envolvimento e a participação dos ESF - Engenheiros Sem Fronteiras/Núcleo Sorocaba, mostrando ser necessário, para que tais ações sejam cada vez mais interdisciplinares e integradas, a formação de elos entre as universidades, o terceiro setor com a sociedade, onde os benefícios são incorporados.

References

ARTEMISIA. Tese de Impacto Social em Habitação 2020: Oportunidades para empreender com impacto. Disponível em: https://artemisia.org.br/habitacao/tese/. Acesso em 29 de jul. 2021.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Direito à moradia adequada. – Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013. 76 p., il. – (Por uma cultura de direitos humanos). Disponível em: http://www.urbanismo.mppr.mp.br/arquivos/File/DH_moradia_final_internet.pdf. Acesso em 30 jul. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em 30 jul. de 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU Habitat, 2018. Vivienda y ODS en México. Disponível em: http://70.35.196.242/onuhabitatmexico/VIVIENDA_Y_ODS.pdf. Acesso em 30 jul. 2021.

SANTORO, Jair; MIRANDOLA, Fabricio Araújo. Vistoria e interdição preventiva em edificações em áreas de risco. In: Redução de risco de desastre: uma construção de resiliência local. São Paulo: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, 2016. p. 113-127.

SILVA JÚNIOR, Marcos Vidal da; OLIVEIRA, Cíntia Pereira Torres. O voluntariado no sistema de proteção e defesa civil. In: Redução de risco de desastre: uma construção de resiliência local. São Paulo: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, 2016. p. 185-198.

THOMAZ, Ercio. Tecnologia, gerenciamento e qualidade na construção. São Paulo: Editora Pini, 2001.

VIEIRA, Hélio Flavio. Logística aplicada à construção civil: como melhorar o fluxo de produção nas obras. São Paulo: Editora Pini, 2006.

Published

2022-05-20

How to Cite

Killian, M. S., Nieri, C., de Camargo, A. C., de Abreu, N. A. P., & Souza, T. S. J. (2022). Potencialidades dos projetos de apoio: o projeto civil em ação da uniso Sorocaba, os engenheiros sem fronteiras e a vulnerabilidade habitacional / Potentialities of the support projects: the civil project in action at uniso Sorocaba, engineers without borders and housing vulnerability. Brazilian Journal of Development, 8(5), 39373–39386. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-433

Issue

Section

Original Papers