A permanência dos alunos cotistas do curso de administração do campus barra de São Francisco do instituto federal do Espírito Santo / The sojourn of students shareholders of course management of campus San Francisco bar the federal institute of the Holy Spirit

Authors

  • André Profiro Nunes Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-221

Keywords:

Educação Profissional e Tecnológica. Política de Assistência Estudantil. Evasão. IFES.

Abstract

A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Espírito Santo, criada em 2011, através da Resolução 19/2011 tem como finalidade promover ações que contribuam para a equidade no processo de formação dos discentes do Instituto, buscando prevenir e minimizar as taxas de reprovação e evasão escolar. Neste sentido, este trabalho teve como principal objetivo analisar as políticas de permanência desenvolvidas pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Barra de São Francisco, assim como a evolução dos alunos do curso Técnico de Administração do referido campus, assistidos por essas políticas. Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa quantitativa, visando verificar o grau de êxito do aluno cotista, e assim, buscar maiores detalhes para os casos de insucesso por meio de análise de registro escolar do Campus Barra de São Francisco e questionário de sondagem aplicado aos alunos cotistas que permaneceram no curso técnico em administração.

References

III Fórum de Educação Profissional e Tecnológica – 26 a 29 de maio de 2015. Recife – Pernambuco.

APARECIDO, Saulo e REINERT, José Wilson. Motivação para entrada e permanência nos cursos de graduação em Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. XXXIII Encontro ANPA de 19 a 23 de setembro de 2009 em São Paulo – SP.

BOTO, C. A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. ducação & Sociedade. Campinas, v. 26, n.92, p. 777–798, out. 2005.

BRAGA, M. M.; BOGUTCHI, T. F.; PEIXOTO, M. do C. L. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação. Campinas, v.8, n.1, p. 161-189, mar. 2003.

Constituição da República Federativa do Brasil 1988.

____________, Lei nº 9394/96 de 20/12/1996

____________, Lei nº 10.836 de 09/01/2004

____________, Resolução do Conselho Superior Nº 19/2011 de 09/05/2011.

____________, Brasil e Uruguai debatem políticas de acesso, permanência e êxito dos estudantes, disponível em: http://www.fmept.org/pt/?p=4671

____________, Lei nº 12.711 de 29/08/2012.

FONSECA, Jorge Alberto Lago; PIMENTA, Renata Waleska - A Chegada dos Desiguais à Escola: novas formas de inclusão/exclusão. IX AMPED Sul – Seminário em Pesquisa da Região Sul, 2012.

GISI, M. L. A educação superior no Brasil e o caráter de desigualdade do acesso e da permanência. Diálogo Educacional. Curitiba, v. 6, n.17, p. 97-112, 2006.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Censo 2010.

LUSCHER, Ana Zuleima; DORE, Rosemary; Permanência e Evasão na Educação Técnica de Nível Médio em Minas Gerais. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-1574201100 0 3 0 0007

SANTOS, C. M. Da seleção a avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão de estudantes nos mestrados em educação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n.25, p.199-229, jan./jun. 2002.

STROISCH, Adriana – A Permanência e o Êxito dos Alunos Cotistas dos Cursos Superiores do Campus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (2009 – 2010).

UNESCO. Unevoc. Participation in formal technical and vocational education and training programmes worldwide: an initial statistical study. 2006. Disponível em: h tt p : / / w w w . u n e v o c . u n e s c o . o r g / f i l e a d m i n / u s e r upload/pubs/UNEVOC_UIS_Report.pdf

VELLOSO, J. Cotistas e não-cotistas: rendimento de alunos da Universidade de Brasília. Caderno de pesquisas, v. 39, n.137, p. 621-644, mai/ago. 2009.

VIADERO, D. The Dropout dilemma: Research hindered by lack of uniform way to count students who quit school. Education Week, v.20, n.21, p.26-29, fev. 2001.

WATAKABE, Thais; A Evasão Escolar dos Alunos Cotistas Sociais na Educação Profissional. Disponível em: h t t p : / / w w w . p e r i o d i c o s . u e m.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/27306/14873

Published

2022-01-13

How to Cite

Nunes, A. P. (2022). A permanência dos alunos cotistas do curso de administração do campus barra de São Francisco do instituto federal do Espírito Santo / The sojourn of students shareholders of course management of campus San Francisco bar the federal institute of the Holy Spirit. Brazilian Journal of Development, 8(1), 3353–3367. https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-221

Issue

Section

Original Papers