As Implicações Pedagógicas do Processo Formativo do Professor Alfabetizador na constituição do leitor e produtor de textos / The Pedagogical Implications of the Formative Process of the Literacy Teacher in the constitution of the reader and text producer

Authors

  • Kátia Cilene Amorim Gomes
  • Claudileude de Jesus Silva
  • Tyciana Vasconcelos Batalha
  • Andrea Marcia de Araújo Porto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-041

Keywords:

Saberes da Docência, Formação, Professor Alfabetizador.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar as  implicações pedagógicas do processo formativo do professor alfabetizador na constituição do leitor e produtor de textos. Tornaram-se sujeitos da pesquisa três professoras da Escola Pública Municipal de São Luís, Maranhão, com as quais se utilizou a entrevista como instrumento de geração de dados. Os estudos estão pautados em Pimenta (2009), Gauthier (2013), Tardif (2014), Garcia (2015), dentre outros.  Como resultados concluímos que o processo formativo do professor alfabetizador está relacionado diretamente com o que precisam saber esses profissionais sobre o objeto de leitura e de escrita para a formação de leitores e produtores de textos, objetivando atender as necessidades oriundas, próprias da gestão de sala de aula.

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Published

2022-01-05

How to Cite

Gomes, K. C. A., Silva, C. de J., Batalha, T. V., & Porto, A. M. de A. (2022). As Implicações Pedagógicas do Processo Formativo do Professor Alfabetizador na constituição do leitor e produtor de textos / The Pedagogical Implications of the Formative Process of the Literacy Teacher in the constitution of the reader and text producer. Brazilian Journal of Development, 8(1), 613–625. https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-041

Issue

Section

Original Papers