Conceitos de gestão pública aplicados na percepção e na atuação de diretores de escolas: conhecimento ou desconhecimento / Concepts of public management applied in the perception and performance of school principals: knowledge or ignorance

Authors

  • Carla Ferreira Aguirre

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n7-420

Keywords:

Educação, Gestor Escolar, Qualidade.

Abstract

Este estudo teve por objetivo verificar os conceitos de Gestão Pública aplicados na atuação de diretores de escolas públicas do município de Santana do Livramento. E para que tal objetivo fosse atingido, optou-se pela realização de um estudo de caso com um grupo de professores que viessem a promover a reflexão com relação percepção da aplicação de procedimentos legais na atuação dos gestores que passam pela escola. Estudo de caso/qualitativo/exploratório descritivo/análise de conteúdos. Como resultado, observou-se que, o gestor escolar com base nos conceitos de Gestão Pública deve ser mais do que um membro da equipe diretiva, ele deve assumir o papel de incentivador e recriador de novos espaços voltados para garantia da qualidade de ensino, além de ter qualificação para aplicar de forma equânime e eficiente os recursos que chegam até a escola.

References

AZEVEDO, F. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas 2003.

MOREIRA, A. M. A. Progestão: como gerenciar os recursos financeiros?, Módulo VI. Brasília: CONSED-Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.

TEIXEIRA, B. e MALINI, E. Formação de Diretores: Exigência à melhoria da Gestão Escolar. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/BeatrizdeBastoTeixeira_res_int_GT3.pdf>. Acesso em 20 out. 2016.

Published

2018-08-31

How to Cite

Aguirre, C. F. (2018). Conceitos de gestão pública aplicados na percepção e na atuação de diretores de escolas: conhecimento ou desconhecimento / Concepts of public management applied in the perception and performance of school principals: knowledge or ignorance. Brazilian Journal of Development, 4(7), 3926–3930. https://doi.org/10.34117/bjdv4n7-420

Issue

Section

Original Papers