O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-532Keywords:
Didática, Ensino Jurídico, Reflexão Crítica, Humanização.Abstract
O presente artigo busca analisar a necessidade de atualização do ensino jurídico universitário no Brasil por meio de uma forma de ensinar mais humana e contextualizada, superando a concepção de ensino como mera transmissão de aspectos técnico-jurídicos para a inserção de estudantes de Direito no mercado de trabalho formal. Para tanto, abordam-se o tema da colonialidade do saber e poder como característica a ser superada na forma de ensinar contemporânea, reflexo de relações de poder historicamente constituídas, sugerindo-se a transição para uma educação universitária pautada na educação para os direitos humanos, atenta à dinâmica evolução da sociedade que têm se revelado plúrima e multidimensional. Essa busca pela representatividade no seio da universidade traz à tona a necessidade de diálogo da ciência jurídica com a sociologia, filosofia e demais ciências do saber como forma de proporciona um ensino humanizado e contextualizado com as evoluções e transformações sociais da sociedade em que se está inserido.
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