Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school

Authors

  • Fernanda Ferreira da Silva
  • Maria Aurora Dias Gaspar

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-506

Keywords:

Comunicação, Convivência, Psicologia Escolar, Isolamento Social .

Abstract

Um dos sistemas mais afetados pela crise sanitária provocada pelo novo coronavírus foi o setor educacional, por conta do isolamento social toda comunidade escolar foi privada do convívio que é essencial ao desenvolvimento do aluno. Os objetivos deste estudo consistem em compreender os aspectos psicossociais que interferem no desempenho escolar do aluno; compreender como a falta de convivência pode gerar bloqueios nos processos de comunicação e quais seriam as contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa mediante a tais dificuldades nos adolescentes. A referente pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico. Para a coleta de dados, as bibliografias consultadas centravam nos temas psicologia escolar no contexto de pandemia e os impactos da privação da convivência escolar. Para a aquisição do material de estudo, consultaram-se livros impressos e artigos científicos disponíveis nas principais bases de dados. O referencial teórico para reflexão foi a abordagem humanista de Carl Rogers, que evidencia a empatia, a congruência e a consideração positiva incondicional como elementos facilitadores no processo de aprendizagem através da experiência priorizando as relações interpessoais. Como exposto nos resultados as possibilidades de conviver e se relacionar estão limitadas dentro da vida social, a falta de interações, por conta do isolamento, podem caracterizar vulnerabilidade e incongruência nas comunicações o que prejudica a visão de mundo dos jovens que é adquirida pela vivência social. Esta pesquisa norteada pela ação do psicólogo escolar evidencia a necessidade de intervenções potencializadoras para propiciar vínculos entre os alunos neste cenário o qual a convivência escolar não é mais habitual.

References

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Consideração Positiva Incondicional no sistema teórico de Carl Rogers. Temas psicol. Ribeirão Preto, v. 17, n. 1, p. 177-190, 2009. Disponívelem<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413389X2009000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 08 abr. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica 2. ed. rev. – Brasília: CFP (2019)

D’AURIA-TARDELI, Denise. PRALON, Eliane Queiroz Cunha. A Proposta de uma pedagogia da convivência para discutir o novo contexto escolar. In Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? Org. NEGREIROS e Ferreira. 2021

DIAS, A. C. G.; LA TAILLE, Y. de. O uso das salas de bate papo na internet: um estudo exploratório acerca das motivações, hábitos e atitudes dos adolescentes. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 10, n.1, p. 43-51, jan./jun. 2006.

ESPINOSA, B. (2009). Ética. Belo Horizonte: Autêntica.

GUIMARÃES, Sandra Cecília de Sousa Rocha. Adolescente e a família: um par que dá certo. APACP- Associação Paulista da ACP, Canela, RS. 15 de outubro de 2005. Disponível em < https://www.apacp.org.br/diversos/artigos/o-adolescente-e-a-familia-um-par-que-da-certo> Acesso em 10 de jul. 2021.

LA TAILLE, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre:ArtMed, 2009.

NENEVE, M.; SOUZA, M. P. R. A educação para cidadania: intenção e realidade. Revista Educação & Cidadania, Campinas, v. 5, n. 1, pp. 75-84, jan.-jun, 2006.

ROGERS, C.R. (1959). A theory of therapy, personality and interpessoal relationships, as developed in the client-center. In S. Kock, A study of science. Vol. III. New York: McGraw-Hill.

____________. (1961/1997) Tornar-se Pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes.

¬¬____________. (1972) Liberdade para Aprender. Belo Horizonte: Interlivros.

____________. (1977) De pessoa para pessoa: o problema de ser humano, uma nova tendência da psicologia. São Paulo: Pioneira.

SAWAIA, B. (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

UNESCO, 2020. Impacto da COVID-19 na Educação. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationrespon

Published

2021-12-29

How to Cite

Silva, F. F. da, & Gaspar, M. A. D. (2021). Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school. Brazilian Journal of Development, 7(12), 117814–117821. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-506

Issue

Section

Original Papers