Produção de cerveja artesanal com adição de ácido ascórbico a partir de fruto amazônico / Production of artisan beer with added ascorbic acid from amazonic fruit

Authors

  • Catherinne Édi Muniz Pimentel
  • Igor Lins Santiago
  • Syra Kelly Mubarac Silva Oliveira
  • Ricardo Lima Serudo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-107

Keywords:

Cerveja artesanal, camu-camu, ácido ascórbico

Abstract

Na produção de cerveja artesanal é comum o uso de frutas como adjunto. Atualmente, a fruta com maior teor de vitamina C no Brasil é o camu-camu que chega a ter 2,4 a 3,0 g/100g de polpa. O uso do camu-camu neste trabalho é justificado por ser considerado um Tesouro Amazônico, com alto potencial socioeconômico e nutricional para a região, porém pouco explorado. Com objetivo de agregar vitamina C à cerveja, adicionou-se 200 g do fruto de camu-camu no processo cervejeiro, nos 5 minutos finais de fervura. Para quantificar o teor de ácido ascórbico na cerveja artesanal, fez-se análise em HPLC com detector PDA (fase móvel: ácido sulfúrico 0,01%; fase estacionária: C18) com as seguintes amostras (em triplicata): branco (contendo somente a fase móvel, ácido sulfúrico 4,5%), solução de ácido ascórbico em diferentes concentrações (0.5, 1, 1.5 ,3 e 5 mg/100mL), cerveja piloto (com camu-camu), cerveja controle (sem camu-camu), cerveja comercial do estilo Witbier (mesmo estilo da cerveja piloto) e o extrato da fruta. Constatou-se que nas cervejas controle e comercial não havia ácido ascórbico. Porém na cerveja artesanal com adjunto de camu-camu encontrou-se uma concentração de 15,8 mg/100mL. Sabendo que a quantidade diária mínima necessária de vitamina C para o homem é de 90 mg, conclui-se que 600mL da cerveja produzida seria o suficiente para gerar benefícios ao corpo humano.

 

 

References

BARRIL, C.; RUTLEDGE, D.N.; SCOLLARY, G.R.; CLARK, A.C. Ascorbic acid and White wine production: a review of beneficial versus detrimental impacts. Australian jornal of Grope and Wine Research: 2016.

BEER JUDGE CERTIFICATION PROGRAM (BJCP). Disponível em: < http://www. bjcp.org/ > Acesso em: 26 de agosto de 2018.

Del Valle Produtos. Disponível em:< http://www.delvalle.com.br/pt/produtos/del-valle-nutri/>. Acesso em 26 de agosto de 2018.

MORADO, R. Larousse da Cerveja. Edição Brasileira, Larousse. 2009.

ROSA, J. S. et al. Desenvolvimento de um método de análise de vitamina C em alimentos por cromatografia líquida de alta eficiência e exclusão iônica. Ciência e Tecnologia de Alimentos. São Paulo, Campinas: 2007.

SAKAMAKA, L. S. et al. Desenvolvimento de Cerveja Artesanal de Trigo adicionada de Gengibre (Zingiber officinale Roscoe). Tópicos em ciência e tecnologia de alimentos: resultados de pesquisas acadêmicas – Volume 2: 2016.

ZAMUDIO, L.H.B. Caracterização de Vitamina C em frutos de camu-camu Myrciaria dubia (H.B.K.) em diferentes estágios de maturação do Banco Ativo de Germoplasma de Embrapa. Universidade de Brasília. Distrito Federal, Brasília: 2007.

Published

2019-10-09

How to Cite

Pimentel, C. Édi M., Santiago, I. L., Oliveira, S. K. M. S., & Serudo, R. L. (2019). Produção de cerveja artesanal com adição de ácido ascórbico a partir de fruto amazônico / Production of artisan beer with added ascorbic acid from amazonic fruit. Brazilian Journal of Development, 5(10), 18553–18560. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-107

Issue

Section

Original Papers