Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market

Authors

  • Camilla Martins dos Santos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Andressa Cristina
  • Mirian Celia Castellain

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-087

Keywords:

Educação inclusiva. Qualificação profissional. Trabalho da pessoa com deficiência.

Abstract

Esse estudo visou analisar a importância da educação inclusiva para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Tal temática observou dados de pesquisas realizadas relativas ao percentual da população deficiente que acessa a educação inclusiva, em especial o ensino médio e superior em contraposição com os números de vínculos de empregos dessa mesma parcela da população. Dos aspectos metodológicos utilizou-se do método dialético, a partir de uma abordagem qualitativa, através de dados levantados por institutos de pesquisa tais como IBGE e INEP, bem como por dados revelados pelo Ministério Público do Trabalho e outras pesquisas acadêmicas. Os resultados denunciam que embora nas últimas décadas tenha havido um aumento relevante no acesso das pessoas com deficiência a educação inclusiva, o percentual obtido de estudantes na educação de nível médio e superior ainda é alarmante e impacta diretamente no acesso dessas pessoas no mercado de trabalho.

 

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Published

2019-10-07

How to Cite

Santos, C. M. dos, Cristina, A., & Castellain, M. C. (2019). Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho / Inclusive education and the qualification of the disabled person for the job market. Brazilian Journal of Development, 5(10), 18282–18291. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-087

Issue

Section

Original Papers