Desenvolvimento de um algoritmo como solução para o problema de restauração de sistemas de distribuição radiais / Development of an algorithm as a solution to the problem of restoration of radial distribution systems

Authors

  • Nelson Rodrigues Silva
  • Luis Gustavo Wesz da Silva
  • Marcelo Escobar de Oliveira
  • Hugo Xavier Rocha
  • Ghunter Paulo Viajante

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-494

Keywords:

Busca Tabu, Sistema de Distribuição de Energia, Meta-Heurística.

Abstract

O problema de restauração consiste na reenergização do maior número possível de cargas desenergizadas devido a ocorrência de uma falta permanente em alguma seção do sistema de distribuição. Este artigo apresenta uma metodologia robusta e eficiente para o problema de restauração de sistemas de distribuição radiais. O modelo para resolver o problema de restauração em um sistema radial deve ter como objetivo principal restaurar o máximo de carga possível da região afetada em um curto prazo de tempo. O problema de restauração é de origem combinatória e originalmente é modelado como um problema de programação não linear inteira mista. A restauração é essencial para garantir a confiabilidade e qualidade do serviço, além de reduzir o tempo de interrupção. O algoritmo desenvolvido é composto pela meta-heurística Busca Tabu e utiliza o conceito de grafos, lista de adjacência, para manter a topologia do sistema. Os testes são realizados utilizando o sistema de 53 barras da literatura e os resultados são apresentados e avaliados.

References

Aneel (2016). Indicadores Coletivos de Continuidade – PRODIST. Acedido em 16 de Setembro de 2020, em: www.aneel.gov.br/qualidade-do-servico2.

J. Roberto, L. Gustavo, “Desenvolvimento de uma metodologia para restauração automática de redes de distribuição”, Ilha Solteira - SP, Fevereiro de 2015.

R. Romero, J.F. Franco, F.B. Leão, M.J. Rider, E.S. Souza, “A New Mathematical Model for the Restoration Problem in Balanced Radial Distribution Systems”, IEEE Transactions on power systems, vol. 31, no. 2, March 2016.

J. A. Bondy, U.S.R. Murty, “Graph Theory with applications”. Great Britain by the Macmillan Press Ltd, 1976.

F. Glover, M. Laguna, “Tabu Search”, Kluwer Academic Publishers, vol. 3, no. 4, pp. 621-757, 1998.

F. Glover, “Tabu search-part I”. ORSA Journal on Computing, v. 1, n 3, p. 190-206, 1989.

A. J. Monticelli (1946), “Fluxo de carga em redes de Energia Elétrica”, CEPEL Edgard Blucher LTDA, 1983.

D. Shirmohammadi, H.W. Hong, A. Semlyen, and G.X. Luo, “A Compensation Based Power Flow Method for Weakly Meshed Distribution and Transmission Networks”, IEEE Transactions on Power Systems, vol. 3, no. 2, pp. 753-762, Maio 1988.

A. Rocha, L. B. Dorini, “Algoritmos gulosos: definições e aplicações”, Campinas, Abril de 2004.

P. M. Anderson, “Power system protection”. New York: IEEE Press Series on Power Engineering, 1999.

S. S. ?ur?i?, C. S. Ozveren, L. Crowe, and P. K. L. Lo, “Electric power distribution network restoration: A survey of papers and a review of the restoration problem” Elect. Power Syst. Res., vol. 35, pp. 73–86, 1996.

Published

2021-09-28

How to Cite

Silva, N. R., da Silva, L. G. W., de Oliveira, M. E., Rocha, H. X., & Viajante, G. P. (2021). Desenvolvimento de um algoritmo como solução para o problema de restauração de sistemas de distribuição radiais / Development of an algorithm as a solution to the problem of restoration of radial distribution systems. Brazilian Journal of Development, 7(9), 93529–93541. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-494

Issue

Section

Original Papers