Desenvolvimento motor na educação infantil / motor development in early childhood education

Authors

  • Cintia Aparecida Lima da Silva
  • Brenda Carla Oliveira Corrêa
  • Tadeu Cardoso de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-444

Keywords:

Criança, Desenvolvimento Infantil, Educação Física.

Abstract

A pesquisa no ambiente escolar vem sendo cada dia mais difundida pelos estudiosos da área, está sendo a melhor forma segundo os próprios pesquisadores de tirar referências de como se encontram o desenvolvimento motor dessas crianças na escola. O objetivo do presente estudo foi observar o perfil motor de crianças de 4 e 5 anos e assim verificar se a idade motora corresponde a idade cronológica; avaliar a motricidade fina e global; calcular a idade motora para motricidade fina e global e comparar a idade cronológica com a idade motora através da Escala de Desenvolvimento Motor- (EDM) de Rosa Neto. Foram avaliadas 20 crianças de ambos os sexos onde foram selecionadas por conveniência de maneira aleatória. Encontramos diferenças motoras nas crianças avaliadas, sendo que a motricidade fina está abaixo da idade cronológica e a motricidade global similar à idade cronológica através desta relevância o professor poderá rever seus conteúdos de aulas de maneira a tornar- lá mais estruturadas para as necessidades das fases motoras, possibilitando uma prática adequada para crianças com atraso motor e melhorando o desenvolvimento motor dos alunos.

References

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, 2012. Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 13 jun 2013. Seção 1 p. 59.

CRIPPA, L. R. et al. Avaliação motora de pré-escolares que praticam atividades recreativas. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v.14, n.2, p. 13-20, 2. Sem. 2003.

EIZIRIK, C. L.; KAPCZINSKI, F.; BASSOLS, A. M.S. O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 1ed. – Reimpressão – Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível em : https://docsbarraespartana.files.wordpress.com/2012/03/ciclovidahumana1.pdf. Acesso em 20 de junho de 2017.

GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C.; GOODWAY, J.D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7ed. São Paulo: Phorte, 2013.

GALLAHUE, D.L; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebê, Criança, adolescente e adultos. 3ed., São Paulo: Phorte, 2005.

MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher. 1984.

ROSA NETO, F. et al. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escola de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria& Desenvolvimento Humano, Santa Catarina, p.422-427, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v12n6/v12n6a05>. Acessado em: 02 abr. 2017.

ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre, 2002.

SILVEIRA, C. R. A. Avaliação motora de pré-escolares: relações entre idade motora e idade cronológica. Revista digital – Buenos Aires – Ano 10 – Nº 83 – Abril de 2005.

Published

2021-09-24

How to Cite

da Silva, C. A. L., Corrêa, B. C. O., & de Almeida, T. C. (2021). Desenvolvimento motor na educação infantil / motor development in early childhood education. Brazilian Journal of Development, 7(9), 92812–92822. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-444

Issue

Section

Original Papers