Quem faz história é “gente como a gente”: um ensaio sobre as problemáticas e abordagens da aula de história/Who makes history is “people like us”: an essay on the problems and approaches of the history class

Authors

  • Matheus Henrique Marques Sussai

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-212

Keywords:

Ensino de História, Didática da História, Sujeitos históricos.

Abstract

Este trabalho visa apresentar as reflexões resultantes de um trabalho final da disciplina “Metodologia e Prática do Ensino de História I”, do curso de licenciatura em História pela UEL. O texto empenhou-se em discutir problemas específicos da aula de história, que a torna muitas vezes desinteressante, e refletir sobre novas possíveis abordagens. Os alunos das escolas cada vez mais não sentem empatia pela disciplina de História, achando ela cansativa, taxada como uma matéria “que dá sono”. A partir das perspectivas de crise na educação de Hannah Arendt (1972); e das problemáticas nas aulas de história que surgiram com as inovações do século XX (PINSKY; PINSKY, 2003), busca-se uma reflexão que aproxime mais os aprendizes de história com a disciplina, fazendo com que esses percebam que quem faz a história é “gente como a gente”. Por ora, podemos dizer que o trabalho com fontes em sala de aula (BARCA, 2004) é uma metodologia interessante para que os alunos se reconheçam como sujeitos ativos na História, e que façam parte desse processo de aprendizagem não como meros receptores de conhecimento, mas como atores nessa produção de saberes. Assim, se reconheceriam como “gente” que faz parte da História.

References

ARENDT, Hannah. A crise na Educação. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Editora Perspectiva S. A. 1972. p. 221-247.

BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação. In: Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga (CIED)/ Universidade do Minho, 2004. p. 131-144.

MATTOS, Ilmar R. “Mas não somente assim!” Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Revista Tempo. Ed. 21. 2006, p. 05-16.

NADAL, Beatriz Gomes. A escola e sua função social: uma compreensão à luz do projeto de modernidade. In: FELDMANN, Marina Graziela (Org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009. p. 19-33.

PAIM, Elison Antonio. Do formar ao fazer-se professor. In: MONTEIRO, Ana Maria et. al. (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. RJ: Mauad/Faperj, 2007. p. 157-171.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma História Prazerosa e Consequente. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. - SP - Contexto, 2003. p. 17-36.

RÜSEN, Jörn. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, Maria et al. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. p. 51-79.

Published

2019-09-29

How to Cite

Sussai, M. H. M. (2019). Quem faz história é “gente como a gente”: um ensaio sobre as problemáticas e abordagens da aula de história/Who makes history is “people like us”: an essay on the problems and approaches of the history class. Brazilian Journal of Development, 5(9), 16793–16802. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-212

Issue

Section

Original Papers