O Proeja na educação do campo: uma análise curricular da disciplina de educação física/The Proeja in the field education: a curricular analysis of the discipline of physical education
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-206Keywords:
Educação do Campo. PROEJA. Educação Física.Abstract
O presente trabalho teve como objeto de pesquisa a análise da inclusão da disciplina de educação física na matriz curricular do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA - em uma escola da zona rural de Boa Vista - Roraima. Os objetivos da pesquisa foram: conceituar as bases que fundamentam o currículo da educação física escolar na perspectiva da educação do campo e dos alunos do PROEJA; compreender de que maneira a disciplina de educação física pode se tornar significativa para o aluno do PROEJA dentro da realidade do campo; e relatar sobre a aplicabilidade da inclusão da disciplina de educação física no currículo do PROEJA da referida instituição. A questão norteadora baseou-se nas inquietações da autora ao considerar duas vertentes: o ensino médio - na modalidade de educação de jovens e adultos- alicerçado a formação profissional (curso técnico em agropecuária) e os propósitos de uma educação do campo; já que a instituição mencionada está localizada na zona rural do município de Boa Vista no Estado de Roraima. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a etnometodologia como método, por se considerar mais adequada para avaliar uma situação em determinado momento que ocorre em um grupo social; evidenciando quais as influências derivadas de experiências práticas e teóricas. Esse processo metodológico é de natureza qualitativa, constituído por uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo, onde foram realizadas entrevistas com gestores da Instituição e a aplicação de questionários com os alunos do PROEJA. As considerações teóricas apresentam especificidades da compreensão dos alunos e gestores em relação à educação física, seus conteúdos e sua prática no âmbito escolar.
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