O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline

Authors

  • Claudia Alquezar Facca
  • Patrícia Antonio de Menezes Freitas
  • Hector Alexandre Chaves Gil
  • Felipe Peres Guzzo
  • Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-169

Keywords:

Metodologia do projeto. Ensino de Engenharia

Abstract

Este trabalho apresenta uma análise da aplicação da metodologia do Design Thinking na disciplina de Introdução à Engenharia com o objetivo de integrar as áreas do conhecimento – Design e Engenharia – e alcançar a inovação no processo de desenvolvimento de novos projetos. O Design Thinking é uma metodologia para solucionar problemas complexos que utiliza e aplica ferramentas do Design, centralizando o processo nas pessoas e em suas necessidades, por meio do raciocínio associativo e do pensamento analítico. Por meio da descentralização da prática do Design das mãos de profissionais especializados – no caso os Designers - é uma abordagem que permite que seus princípios sejam adotados por pessoas atuantes em diversas áreas profissionais – como a Engenharia, por exemplo. Como objeto de estudo da pesquisa foi abordado o Projeto “OpenFab”, integrado à disciplina Introdução à Engenharia, ministrada durante o 1º semestre de 2018 aos alunos da 1ª série dos cursos de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia. O objetivo deste estudo é observar o processo de desenvolvimento de um projeto de Engenharia utilizando uma metodologia de Design, analisando seus efeitos e impactos como estratégia de ensino na aprendizagem dos estudantes, logo no início do curso, considerando as dimensões relativas às competências técnico-científicas e os conhecimentos interdisciplinares possíveis e existentes.

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Published

2019-09-25

How to Cite

Facca, C. A., Freitas, P. A. de M., Gil, H. A. C., Guzzo, F. P., & Barbosa, A. M. T. B. (2019). O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline. Brazilian Journal of Development, 5(9), 16085–16098. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-169

Issue

Section

Original Papers