Catenária e a Parábola como tema para contextualização de aulas sobre função quadrática e parábolas/ Catenary and the parabola as a theme for contextualizing lessons about quadratic function and parabolas

Authors

  • Gutemberg Leão Brasil
  • Igor Pereira Aguiar
  • Josenildo Rodrigues da Silva
  • Nielson Honório Caires

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-303

Keywords:

Catenária, Parábola, função do segundo grau, contextualização.

Abstract

Este trabalho apresenta uma investigação da catenária e da parábola, através de uma pesquisa bibliográfica, evidenciando um breve histórico dessas curvas, suas relevâncias para o desenvolvimento da matemática e peculiaridades. Nesse sentido, são apresentadas suas mais diversas aplicações, especialmente na arquitetura e construções, apresentando aspectos que podem ser abordados numa possível contextualização no ensino da matemática. Tais pontos podem ser desenvolvidos, especialmente no ensino médio, onde se trabalha os conteúdos de funções do 2º grau e o estudo das cônicas através da geometria analítica.

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Published

2021-07-13

How to Cite

Brasil, G. L., Aguiar, I. P., Silva, J. R. da, & Caires, N. H. (2021). Catenária e a Parábola como tema para contextualização de aulas sobre função quadrática e parábolas/ Catenary and the parabola as a theme for contextualizing lessons about quadratic function and parabolas. Brazilian Journal of Development, 7(7), 70656–70672. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-303

Issue

Section

Original Papers