Impactos ambientais no solo advindos do processo de abertura e duplicação de rodovias / Environmental impacts on the soil resulting from the opening and duplication of highways
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-161Keywords:
Planejamento Territorial, Entraves Ambientais, Variáveis.Abstract
Um dos maiores impactos causados pelas rodovias ocorre justamente durante o período de operação, no qual, o mau gerenciamento das áreas ou a falta de planejamento territorial facilitam o surgimento de entraves ambientais. Estes fatos justificam esta pesquisa, cujo objetivo é efetuar uma avaliação dos principais impactos ambientais no solo avindos do processo de abertura e duplicação de rodovias. Esta análise prioriza documentos secundários, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, para posterior seleção das variáveis. Foram analisadas minuciosamente as variáveis objeto desta pesquisa: supressão vegetal, compactação, erosão (Erodibilidade e Erosividade), deslizamento e contaminação do solo. No processo de busca no banco de dados, foram analisados 64 trabalhos acadêmicos referentes às cinco variáveis. A análise dos dados obtidos indicou que a supressão vegetal apresentou maior frequência relativa (fr=29,6%), no que fomenta que tal impacto demonstra ser abordado com bastante frequência por pesquisadores, se comparado com as demais, superada apenas pela variável Erosão (fr=32,8%). Quanto à contaminação do solo, a análise dos dados obtidos indicou que a frequência relativa (fi=9,3%) dos artigos observados abordam esse impacto, o que representa o menor percentual em relação às demais variáveis. Dessa forma, torna-se necessário abordar de forma conjunta e igualitária todos os impactos ambientais causados na abertura e duplicação de rodovias, pois há carência de pesquisas que abordem diretamente as variáveis analisadas neste trabalho, com destaque para a contaminação do solo, que apresentou a menor frequência, a qual evidencia tal problemática.
References
ALMEIDA, J. G. R. et al. Erodibilidade De Solos Tropicais Não Saturados Nos Municípios De Senador Canedo E Bonfinópolis (GO). Revista Geociências, São Paulo, v. 34, n. 3, p.441-451, 2015.
ANACHE, J. A. A. et al. Assessment Of Methods For Predicting Soil Erodibility In Soil Loss Modeling. Revista Geociências, São Paulo, v. 34, n. 1, p.32-40, 2015.
ARAÚJO, A. F. et al. Principais Considerações Sobre o Estudo de Impacto Ambiental. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 7, n. 12, p.1-18, maio 2011.
AZAMBUJA NETO, A. C. C. de et al. Uma Proposta de Avaliação da Percepção de Impactos Ambientais Antropogênicos por não Especialistas: o Indicador “Buda”. Revista ung – geociências, São Paulo, v. 15, n. 1, p.61-76, jan. 2016.
CORREA, C. M. C.; CRUZ, J. Erosão real e estimada através da Rusle em estradas florestais, em relevo ondulado e fortemente ondulado. Revista Árvore, Viçosa, v. 34, n. 4, p.587-595, mar. 2010.
EDUARDO, E. N. et al. Erodibilidade, Fatores Cobertura E Manejo E Práticas Conservacionistas Em Argissolo Vermelho-Amarelo, Sob Condições De Chuva Natural. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 37, n. 1, p.796-803, 2013.
FERNANDES, J. D. et al. Estudo de impactos ambientais em solos: o caso da reciclagem de baterias automotivas usadas, tipo chumbo-ácido. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Campina Grande, v. 7, n. 1, p.231-255, jan. 2011.
FIGUEIREDO, M. A. et al. Compactação do Solo como Indicador Pedogeomorfológico Para Erosão em Trilhas de Unidades de Conservação: estudo de caso no parque nacional da serra do cipó, MG. Revista de Geografia, Recife, v. 1, n. 3, p.236-247, set. 2010.
GUERINO FILHO, E.; SIMÕES, F. A.; NASCIMENTO JUNIOR, S. L. Diagnóstico das Travessias Urbanas de Rodovias Federais nas Cidades de Maringá, Sarandi e Mandaguari. Revista de Engenharia e Tecnologia, Maringá, v. 6, n. 2, p.70-84, ago. 2014.
MOLEDO, J. C. et al.; Impactos ambientais relativos à implantação do rodoanel, trecho norte, na bacia hidrográfica do tanque grande, município de Guarulhos, São Paulo. Revista UNG- Geociências. São Paulo, v. 14, n. 1, p.49-70, jul. 2015.
MONTEIRO, J. S.; PADILHA, D. G.; CRUZ, J. C. Protocol of factors assessement influential in susceptibility to erosion of river slopes. Revista Árvore, Viçosa, v. 40, n. 5, p.815-823, set. 2016.
OMENA, M. L. R. A.; SANTOS, E. B. Análise da efetividade da Avaliação de Impactos Ambientais – AIA – da Rodovia SE 100/Sul-Sergipe. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 4, n. 1, p.221-237, jan. 2008.
RODRIGUES, E. P.; PINHEIRO, E. S. O Desflorestamento ao Longo da Rodovia Br-174 (Manaus/Am - Boa Vista/Rr). Sociedade e Natureza, Uberlândia, v. 1, n. 3, p.513-528, set. 2011.
RODRIGUES, F. S.; LISTO, F. L. R. Mapeamento de áreas de risco a escorregamentos e inundações em áreas marginais a rodovias na Região Metropolitana de São Paulo. Eng Sanit Ambient, São Paulo, v. 21, n. 4, p.765-775, out. 2016.
SANTOS, J. C. N. et al. Land use impact on soil erosion at different scales in the Brazilian semi-arid. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 48, n. 2, p.251-260, jul. 2017.
SIMONETTI, H. Estudo de impactos Ambientais Gerados pelas Rodovias: Sistematização do processo de elaboração de EIA/RIMA. 2010. 57 f. Monografia- Curso de Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre, 2010.
SOUZA, P. A. et al. Metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais da APP, Rancho Tutty Falcão Gurupi-TO. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 13, n. 24, p.704-714, dez. 2016.
TELLES, T. S. et al. Valuation And Assessment Of Soil Erosion Costs. Scientia Agricola, São Paulo, v. 70, n. 3, p.209-216, mai. 2013.
SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n.1, p.102-106, jan. 2010.