A Etnobotânica como instrumento pedagógico para ensino de botânica na educaçao basica / Ethnobotanics as a pedagogical instrument for botanical teaching in basic education

Authors

  • Deborah Regina Salim

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-554

Keywords:

Cegueira Botânica, Conhecimento Significativo, Ensino Médio, Ensino de Biologia.

Abstract

A botânica é uma das áreas da biologia que os docentes mais encontram dificuldades para lecionar. Uma vez que as plantas, geralmente, são ensinadas com enfoque nos sistemas reprodutivos, sem contextualização histórica, além de estar entre os conteúdos de menor domínio e interesse de boa parte dos professores de biologia da educação básica. Cabe ressaltar a importância no entendimento do conceito de cegueira botânica, para compreender tais complexidades. Este é baseado nas dificuldades de entender que os vegetais são seres vivos; na falta de compreensão sobre as estruturas e complexidades inerentes a eles; e isso pode ser reforçado pela mídia, quando por exemplo, numa determinada paisagem a vegetação é vista como parte do ambiente e somente os animais são descritos, nomeados e observados. Assim, com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem da botânica, foi realizada uma pesquisa de Etnobotânica com os alunos do segundo ano do ensino médio da escola particular Colégio e Curso Ícaro, Unidade do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, na qual os estudantes foram os pesquisadores. Num primeiro momento eles responderam um questionário com base no conceito de cegueira botânica, para averiguar os conhecimentos sobre as plantas. Posteriormente, os alunos foram divididos em duplas e cada uma delas teve duas semanas para escolher uma pessoa para entrevistar da família, amigo ou vizinho. Após a escolha, foi elaboramos na sala de aula, um roteiro estruturado de perguntas. As duplas tiveram um mês para realizar as entrevistas com base no roteiro e também tiraram foto de pelo menos duas espécies. Depois, os alunos foram auxiliados na identificação botânica através do uso de nomenclatura botânica como o (IPNI 2018), acesso ao herbário virtual do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (REFLORA 2018), o site da Flora do Brasil (2020) e o site “Species Link” (INCT 2018), para comparar com as exsicatas depositadas. E por fim, cada dupla teve que apresentar os resultados para a turma. Para avaliar se através dessa atividade, os estudantes obtiveram um conhecimento significativo de botânica, eles responderam um questionário para averiguar o que acharam da pesquisa e se obtiveram melhorias na aprendizagem sobre as plantas. Com base no questionário inicial e no final, além do rendimento da turma, foi possível concluir que houve avanços no entendimento geral sobre as plantas, assim como no interesse.

References

ALVES, J. F.; SILVA, L. B. & REIS D. A. Reflexões sobre metodologias do ensino de biologia. Research, Society and Development. v. 9 n. 8. 2020.

ALEXIADES, M. Selected guiderlines for ethnobotanical research: a field manual. New York: New York Botanical Garden. 1996.

BARRADAS, M.M.; NOGUEIRA, E. Trajetória da Sociedade Brasileira de Botânica, Sociedade Brasileira de Botânica, Brasília, 167 p. 2000.

FIDALGO, O. & BONONI V. L. R. (Eds) 1989. Técnicas de coleta, herborização, de material botânico. Secretaria do Meio Ambiente.

Flora do Brasil 2020 em Construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/ Acesso em: 27 de junho de 2018.

INCT – Herbário Virtual da Flora da Flora e dos Fungos. Disponível em: http://inct.splink.org.br. Acesso em: 27 de junho de 2018.

KATTON, G. F; TOWATTA, N & SAITO, L. C. A Cegueira Botânica e o Uso de Estratégias para o Ensino de Botânica 2013. Botânica no Inverno 2013 / Org. de Alejandra Matiz Lopez... [et al.]. – São Paulo : Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 202 p. 2013.

MOREIRA, L. C.; SOUZA, G. S. & ALMASSY, R. C. B. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista vol. 5 n. 2 julh/dez 2015.

REFLORA- Herbário Virtual. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/herbarioVirtual/ Acesso em: 27 de junho de 2018.

SALATINO, A. & BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve a botânica?” Estudos Avançados. 30 (87) 2016.

TONGCO, M. D. C. Purposive Sampling as a tool for informant selection. A journal of plants, people, and applied research, Ethnobotany research & applications 2007.

WANDERSEE, J. H. & SCHUSSLER, E. E. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, Oakland, v. 61, n. 2, p. 284-286, 1999.

Published

2021-06-24

How to Cite

Salim, D. R. (2021). A Etnobotânica como instrumento pedagógico para ensino de botânica na educaçao basica / Ethnobotanics as a pedagogical instrument for botanical teaching in basic education. Brazilian Journal of Development, 7(6), 62306–62315. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-554

Issue

Section

Original Papers