Profissionais da construção civil no Espírito Santo na passagem do século XIX até o fim da 1ª República / Professionals of the construction industry in Espírito Santo at the passage of the XIX century until the end of the 1st Republic

Authors

  • Nelson Pôrto Ribeiro Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-287

Keywords:

História da Construção, Construtores, 1a República

Abstract

A História da Construção é uma disciplina relativamente recente que, entre outros aspectos, procura desvendar o papel da mão de obra no produto final da cultura construtiva. Sabemos que sistemas sociais distintos engendram processos educativos distintos: o Brasil do século XIX mantinha ainda características do Antigo Regime – como a mão de obra escrava – e uma educação profissional ancorada em corporações de ofícios que tiveram sua origem num sistema feudal que o país propriamente não viveu. Com a Proclamação da República este quadro alterou-se completamente, e uma sociedade arcaica modernizou-se rapidamente através – no caso da construção civil – do papel exercido por profissionais altamente qualificados, os engenheiros civis, acompanhados pelo surgimento de uma classe de operários livres, muitas vezes constituída de imigrantes formados na tradição da artesania europeia. O propósito do presente artigo é justamente aprofundar essa História na região do Espírito Santo na passagem do século XIX para o XX.      

References

CAMPOS Jr, Carlos Teixeira de. A construção da cidade: formas de produção imobiliária em Vitória. Vitória: Flor & Cultura, 2002.

Comercio do Espirito Santo. Vitória (periódico).

Correio da Victoria. Vitória (periódico).

COUTINHO, D. José Caetano da Silva. O Espírito Santo em princípios do século XIX: apontamentos feitos pelo Bispo do Rio de Janeiro quando de sua visita à Capitania do Espírito Santo nos anos de 1812 e 1819. Vitória: Estação Capixaba e Cultural, 2002.

DERENZI, Luiz Serafim. Biografia de uma ilha. Vitória, ES: Secretaria Municipal de Cultura, 2019.

Diario da Manhã. Vitória (periódico).

Espirito Santense, O. Vitória (periódico).

ESTADO DO ESPIRITO SANTO. Mensagem Final pelo Exmo. Sr. Presidente do Estado do Espírito Santo Dr. Florentino Avidos (...) [Victoria], [1928].

Estado do Espírito Santo, O. Vitória (periódico).

Folha da Victoria, A. Vitória (periódico).

Jornal Oficial. Vitória (periódico).

LOPES, Almerinda da Silva. Arte no Espírito Santo do século XIX à primeira República. Vitória: Ed. do Autor, 1997.

MARQUES, Cezar Augusto. Diccionario Histórico, Geographico e Estatístico da Província do Espírito Santo. Rio de Janeiro : Typographia Nacional, 1878.

NAGAR, Carlo. Relato do Cavalheiro Carlo Nagar, Cônsul Real em Vitória: O Estado do Espírito Santo e a imigração italiana (fevereiro de 1895). Vitória: Arquivo Público do Estado do Espirito Santo - Biblioteca Digital, 1995.

PROVINCIA DO ESPIRITO SANTO. Relatorio com que o Exm. Sr. Dr. Antonio Pereira Pinto entregou a presidência da Provincia do Espirito Santo, ao Exm. Sr. Comendador José Francisco de Andrade e Almeida Monjardim, segundo vice-presidente da mesma. Victoria: Typ. Capitaniense de P. A. de Azeredo, 1849.

___. Livro para a classificação dos escravos que possão ser libertados pelo fundo de emancipação no municipio desta capital (...). Manuscrito escriturado pela Tesouraria de Fazenda da Província do Espírito Santo em 23 de agosto de 1876.

___. Relatórios da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo... Rio de Janeiro: Leuzinger, 1896.

Revista Fon-Fon. Rio de Janeiro (periódico).

RIBEIRO, Nelson Pôrto. Atores da construção civil na Província do Espírito Santo do século XIX In: PESSOTTI, L & RIBEIRO, N. P. A construção da cidade portuguesa na América. Rio de Janeiro: POD Editora, 2011. pp: 137-156.

___. Dicionário de engenheiros e construtores atuantes na Capitania e na Província do Espírito Santo. Vitória: EDUFES, 2019.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem ao Espírito Santo e Rio Doce. Vitória: Secretaria Municipal de Cultura, 2002.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da. A Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1822): cultura e sociedade. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2007.

TSCHUDI, Johann Jakob von. Viagem à província do Espírito Santo: imigração e colonização suíça 1860. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2004.

VASCONCELLOS, Ignacio Accioli de. Memoria statistica da Provincia do Espírito Santo escrita no anno de 1828. Vitória : Arquivo Público Estadual, 1978.

WIED-NEUWIED, Maximiliano, Príncipe de. Viagem ao Brasil. Belo Horizonte : Itatiaia : São Paulo : EDUSP, 1989.

Published

2021-06-14

How to Cite

Ribeiro, N. P. (2021). Profissionais da construção civil no Espírito Santo na passagem do século XIX até o fim da 1ª República / Professionals of the construction industry in Espírito Santo at the passage of the XIX century until the end of the 1st Republic. Brazilian Journal of Development, 7(6), 58132–58149. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-287

Issue

Section

Original Papers