Aprendendo matemática a partir de narrativa de Sujeito do campo / Learning mathematics from the narrative of a rural rural subject

Authors

  • Lucas Silva Pires
  • Marc Santos Peyrerol
  • Fábio José da Costa Alves

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30553

Keywords:

Prática Sociocultural, Ensino, Aritmética.

Abstract

Neste artigo objetivamos apresentar propostas didáticas para o ensino de aritmética a partir de práticas socioculturais do homem do campo. Trata-se, portanto, de narrativas de sujeitos que exercem práticas socioculturais no campo. Parte-se do princípio do desenvolvimento de práticas pedagógicas para o ensino de matemática. Assim, nossa inquietação consiste em saber de que forma é possível dar visibilidade aos conteúdos de aritmética contidos em narrativa de sujeito que exerce prática sociocultural com a agricultura à sala de aula? Para dar resposta ao nosso questionamento, realizamos uma entrevista, e elaboramos atividades a partir da prática do entrevistado. Os resultados indicaram que é possível ensinar Matemática para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, a partir de práticas socioculturais de sujeitos do campo.

 

References

CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; & CALDART, R. S. Educação do campo: identidade e políticas públicas – Caderno 4. Brasília: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”, 2002.

D’AMBRÓSIO, U. Globalização e Multiculturalismo. Blumenau: FURB, 1996.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, (4ª ed.), 2011.

GAIA, C. A.; GUERRA, R. Descortinando Práticas com Matemáticas: Conexões entre

TAD e Etnomatemática; In Mendes, I., & Farias, C. A. Práticas socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

MENDES, Iran Abreu. Ensino da Matemática por Atividades: uma aliança entre o construtivismo e a História da Matemática. Tese (Educação Matemática) Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN. 2001.

SILVA, Euvaldo Soares da; LOBATO, Fabrício da Silva; SOUZA, Joao Oliveira de; et al. Uma proposta de ensino à luz da modelagem matemática: a solidariedade durante a Pandemia. Brazilian Journal of Development, v.7, n.4, p., 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/28388. Acesso em 30 de abr., 2021.

Published

2021-06-07

How to Cite

Pires, L. S., Peyrerol, M. S., & Alves, F. J. da C. (2021). Aprendendo matemática a partir de narrativa de Sujeito do campo / Learning mathematics from the narrative of a rural rural subject. Brazilian Journal of Development, 7(5), 53573–53580. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30553

Issue

Section

Original Papers