Futebol:um produto de consumo / Soccer: a consumer product

Authors

  • Cristiano Israel Caetano
  • Rafael Gomes Sentone
  • Hallyne Bergamini Silva Caetano
  • José Francisco López Gil
  • José Francisco López Gil
  • Fernando Renato Cavichiolli
  • Fernando Renato Cavichiolli

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-132

Keywords:

Futebol. Cultura. Presença na vida escolar. Transformações.

Abstract

O futebol há tempos passa por um processo contínuo de transformação, integrando a cultura brasileira, presente intensamente nas atividades de lazer e de capacitação física na vida escolar, independente da faixa etária ou nível de instrução. O esporte demanda estudos habituais, já que praticamente presente em todas as casas de ensino mediante instalações de espaços desportivos. A pesquisa, com enfoque sociológico, procura indícios de mudança na forma com que os brasileiros encaram esta importante manifestação cultural, a qual uma vez compreendida possibilita melhor aproveitamento em todo o universo social em que o esporte está presente: desde a prática amadora de lazer nas praças desportivas, passando pelo ambiente escolar, até os níveis mais profissionais e comerciais envolvendo atletas, torcedores e clubes. A hipótese ventilada, é de que a principal manifestação esportiva-cultural do país, está aos poucos deixando sua vertente histórica de futebol-paixão, futebol-arte, para ingressar em um novo arranjo social denominado futebol-produto. Para registrar a existência ou não destas continuidades e rupturas, será investigada a origem do futebol, e suas mudanças de paradigmas, com foco nas relações de interdependência existentes entre o torcedor e os clubes de futebol, com um olhar sob a nova perspectiva direcionada pelo Estatuto do Torcedor, em especial com as decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, indicando um novo momento do esporte nacional como um produto de consumo. Em continuidade, será feito um levantamento normativo constitucional com decisões do STF, quanto à ligação entre torcedores e clubes, com a entrada em vigor da Lei Federal nº 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor), indicando neste cenário se há ou não um vínculo consumerista. A escolha da legislação decorre da compreensão de que a lei reproduz o momento vivenciado pela sociedade, assim, em tese, o Estatuto do Torcedor pode significar um símbolo de ruptura e ingresso em uma nova etapa do desporto. Com este recorte bem específico e a confirmação deste momento histórico, a sociedade poderá compreender e direcionar a aplicação pragmática do esporte, em todas as áreas, inclusive na educação.

 

 

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Published

2019-08-29

How to Cite

Caetano, C. I., Sentone, R. G., Caetano, H. B. S., Gil, J. F. L., Gil, J. F. L., Cavichiolli, F. R., & Cavichiolli, F. R. (2019). Futebol:um produto de consumo / Soccer: a consumer product. Brazilian Journal of Development, 5(8), 13223–13239. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-132

Issue

Section

Original Papers