Uso do método world café como ferramenta auxiliar ao QFD / Use of the World Café method as an auxiliary tool to QFD

Authors

  • Jair Gustavo de Mello Torres
  • Neusa Maria de Andrade
  • Marcos de Oliveira Morais
  • Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-260

Keywords:

QFD, World café, qualidade, serviços, empreendedorismo

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo investigar os resultados da utilização do método World Café como ferramenta para auxiliar a captação da Voz do Cliente na aplicação do método QFD. Embora o QFD seja uma metodologia reconhecida da gestão da qualidade para aumentar a satisfação dos clientes, com base no entendimento de suas necessidades, e para aprimorar o desenho de serviços que atendam ou excedam expectativas dos clientes, algumas limitações são apresentadas no método. O QFD é geralmente aplicado em conjunto com outras ferramentas, que suprem algumas de suas limitações, de modo a ganhar flexibilidade e assim atender a diferentes situações, não se limitando a um tipo de solução. Uma de suas limitações é a captura e tradução da voz do cliente para estabelecer requisitos e característica de produtos e serviços. Entretanto, o ponto de partida para realização dos desdobramentos sistemáticos do QFD é precisamente a voz do cliente (necessidades e desejos), pois, se atendida satisfatoriamente, haverá boa possibilidade de sucesso do novo serviço. A conclusão final é que o método World Café se apresentou como um instrumento promissor para captar a Voz do Cliente.

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Published

2018-06-25

How to Cite

Torres, J. G. de M., Andrade, N. M. de, Morais, M. de O., & Costa Neto, P. L. de O. (2018). Uso do método world café como ferramenta auxiliar ao QFD / Use of the World Café method as an auxiliary tool to QFD. Brazilian Journal of Development, 4(5), 2394–2407. https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-260

Issue

Section

Original Papers