Diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos em uma instituição de ensino / Diagnosis of solid waste management in an educational institution

Authors

  • Viviane Furtado Velho Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ana Carolina Heiden
  • Letícia Samara Kruze
  • Thamiris de Santana Caruso

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-134

Keywords:

Resíduos Sólido, . Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Meio Ambiente. Educação Ambiental.

Abstract

Este estudo teve como objetivo avaliar a situação da gestão dos resíduos sólidos no campus de uma Instituição de Ensino, subsidiando com informações a proposta de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a fim de promover a qualidade ambiental em parceria com os alunos e os diversos geradores. A pesquisa foi realizada através de quantificações e avaliações que nos ajudaram a organizá-la. Verificamos a execução dos serviços de limpeza referente aos resíduos como: acondicionamento e segregação, frequência da coleta, quantitativo e geração per capita do campus, características dos resíduos e a destinação final. Como um dos principais problemas, além da falta de estruturas físicas adequadas nas áreas externas, identificamos a falta de educação e conscientização ambiental. Propostas para solução destes problemas foram apontadas e executadas, como novos contêineres para acondicionamento dos resíduos na área externa; e uma palestra em conjunto com uma atividade prática aplicada na semana do meio ambiente.

 

References

ASSOCIAC?A?O BRASILEIRA DE NORMAS TE?CNICAS. NBR 10004: resíduos sólidos: classificação. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e da? outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF.

CASTILHOS JR., A. B. Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com ênfase na proteção de corpos d’água: prevenção, geração e tratamento de lixiviados de aterros sanitários. Projeto PROSAB IV. Rio de Janeiro: ABES, 2006. 475p.

CONCEIÇÃO, M. M. M. & PEREIRA JR., A. Plano de gerenciamento de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior. Brazilian Journal of Development, v.6, n.7, p. 45643-45675, 2020.

DEUS, R. M. BATTISTELLE, R. A. G. SILVA, G. H. R. Current and future environmental impact of household solid waste management scenarios for a region of Brazil: carbon dioxide and energy analysis. Journal of Cleaner Production, v. 155, p. 218-228, 2017.

MASSOCHIN, Marília. Descrição do ambiente de estudo. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por: . em: 17 maio 2018.

Published

2021-03-08

How to Cite

Velho, V. F., Heiden, A. C., Kruze, L. S., & Caruso, T. de S. (2021). Diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos em uma instituição de ensino / Diagnosis of solid waste management in an educational institution. Brazilian Journal of Development, 7(3), 22702–22709. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-134

Issue

Section

Original Papers