Reuso de águas cinzas em empreendimentos comerciais: um estudo de caso em edifício hoteleiro de Belo Horizonte / Reuse of gray water in commercial projects: a case study in a hotel building in Belo Horizonte

Authors

  • Leonardo de Souza Carrasqueira
  • Anna Carolina Trindade de Oliveira Lima
  • Marina Longhini Andrade
  • Pedro Cardoso de Freitas
  • Layla Carolina Silva Ferreira
  • Fernanda Juliana Vieira Nobre
  • Bruno Christiano Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-168

Keywords:

Sustentabilidade. Hotel. Viabilidade econômica

Abstract

As tecnologias de reuso de águas cinzas são soluções sustentáveis e contribuem para uso racional da água, proporcionando a redução da demanda sobre os mananciais de água. A atividade hoteleira pode ser considerada uma das atividades comerciais que mais consomem água, graças a sua complexidade e por necessidades peculiares a este ramo econômico. Portanto, é urgente implementar o uso racional da água, a preservação e o seu reuso nestes ambientes. O estudo apresenta um levantamento sobre a viabilidade econômica de se implementar o reuso de água em um empreendimento hoteleiro de Belo Horizonte e faz uma análise desta prática acerca de sistemas de tratamento que propiciam a recirculação deste efluente, citando suas vantagens e desvantagens.

 

References

ACQUANOVA. Equipamentos para tratamento de água. Disponível em: <http://www.acquanova.com.br/>. Acesso em 06 de dezembro de 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5.126. Fio de cobre de seção circular, esmaltado ou não, recoberto com uma espiral de algodão, classe térmica 90ºC ou 105ºC se impregnado. Rio de Janeiro: ABNT, 1981.

CAIXA. SINAPI. Disponível em: <http://www.caixa.gov.br/site/Paginas/downloads.aspx#categoria_648> Acesso em 06 de maio de 2018.

COPASA. Histórico de Consumo. Disponível em: <http://www2.copasa.com.br/servicos/historico/histconsumo.asp?NMatricula=00011037091&flag=S>. Acesso em 06 de dezembro de 2017.

CORDEIRO, R. B.; JUNIOR, A. R. “Custos e benefícios com o reuso da água em condomínios residenciais: Um desenvolvimento sustentável”. Disponível em:<http://www.pucsp.br/eitt/downloads/ix_ciclo/IX_Ciclo_2011_Artigo_Roberto_Baptista.pdf>. Acesso em 27 de março de 2018.

FIORI, S.; FERNANDES, V. M. C.; PIZZO, H. S. In: I Conferência latino-americana de construção sustentável. X encontro nacional de tecnologia do ambiente construído. São Paulo, 2004.

PERRELLA, B. “HIDRO REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA”. DISPONÍVEL EM:. ACESSO EM 27 DE MARÇO DE 2018.

Published

2019-08-08

How to Cite

Carrasqueira, L. de S., Lima, A. C. T. de O., Andrade, M. L., Freitas, P. C. de, Ferreira, L. C. S., Nobre, F. J. V., & Ferreira, B. C. S. (2019). Reuso de águas cinzas em empreendimentos comerciais: um estudo de caso em edifício hoteleiro de Belo Horizonte / Reuse of gray water in commercial projects: a case study in a hotel building in Belo Horizonte. Brazilian Journal of Development, 5(7), 10028–10035. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-168

Issue

Section

Original Papers