Uma proposta de uso da casca de café na confecção de painéis de madeira do tipo MDP / A proposal for use of coffee shelves in the wood panels of the MDP type

Authors

  • Bruno Christiano Silva Ferreira
  • Monaliza Gonçalves Firme
  • Nathaly Oliveira Baldansi

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-167

Keywords:

Sustentabilidade, biomassa, casca de café, madeira, MDP.

Abstract

É de conhecimento geral que a biomassa gerada pelo processamento dos grãos de café, mais especificamente, das cascas, não possuem destino adequado, o que a torna um problema ambiental devido ao alto volume de chorume que é gerado em sua decomposição, e o que pode, por sua vez, atingir o lençol freático, contaminando-o, este artigo busca uma alternativa para tornar a casca de café um insumo para execução de projetos na área de Engenharia. Sendo assim, objetiva-se, com este artigo, visando a uma perspectiva sustentável, diminuir o descarte desse rejeito e dando fins mais nobres, como o seu uso na confecção de placas de madeira caraterizadas por possuírem um aglomerado de partículas de média densidade, popularmente conhecido pela sigla MDP do termo em inglês de “Medium Density Particleboard” e em português “Partícula de Densidade Média”. O uso desse resíduo tem a finalidade de reduzir os custos finais desse tipo de placas de madeira, amplamente utilizado em projetos de engenharia, na indústria moveleira e acabamentos de superfícies. É importante ressaltar que as placas de madeira produzidas nesse trabalho se adequam às normas vigentes na NBR 14810 – Chapas de Madeira Aglomeradas, tornando-se uma alternativa sustentável para a produção um novo material na Construção Civil.

 

References

BARCELOS, A.F.; PAIVA, P.C.A.; PÉREZ, J.R.O.; SANTOS, V.B.; CARDOSO, R.M. Composição química da casca e polpa desidratada de café (Coffe arábica L.) armazenada em diferentes períodos. Disponível em:< http://www.sbicafe.ufv.br/bitstream/handle/123456789/1065/155585_Art112f.pdf?sequence=1> . Acesso em: 23 mar. 2017.

LINS, L.N.. Estudo da aplicação da casca de café na indústria da construção. Disponível: <http://www.poscivil.uff.br/sites/default/files/dissertacao_tese/microsoft_word_-_luciana_nascimento_lin1.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017.

Published

2019-08-08

How to Cite

Ferreira, B. C. S., Firme, M. G., & Baldansi, N. O. (2019). Uma proposta de uso da casca de café na confecção de painéis de madeira do tipo MDP / A proposal for use of coffee shelves in the wood panels of the MDP type. Brazilian Journal of Development, 5(7), 10021–10027. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-167

Issue

Section

Original Papers