Erotismo, subalternidade e descentramento do ser em a fúria do corpo de João Gilberto Noll/ Eroticism, subalternity and decentralization of the being in the rage of the body of João Gilberto Noll

Authors

  • Margareth Torres de Alencar Costa
  • Laura Torres de Alencar Neta
  • Wilson Cavalcante Costa Junior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-145

Keywords:

A fúria do Corpo, Erotismo, sexualidade, Identidade.

Abstract

O objetivo deste estudo é analisar o texto A Fúria do Corpo (2018) de João Gilberto Noll e apoiados nos estudos efetivados por Stuart Hall (2014), verificar as identidades fragmentadas dos personagens deste texto, em Spivak (2010) analisar o conceito de subalternidade e em Bataille (1987) o erotismo presente na referida obra. Assim partimos dos seguintes questionamentos: Como se dá a perda da capacidade de fala dos personagens anônimos de a Fúria do corpo? Quais as marcas do erotismo presentes em A fúria do corpo?   É possível ver a degradação e o deslocamento e perda da identidade do ser em a fúria do corpo? De que forma o erotismo e sexualidade contribuem para a perda da identidade e descentramento do ser em a Fúria do Corpo?

References

BATAILLE, Georges. Erotismo. Tradução de Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural nos pós-modernidade. Tradução de Tomás Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro, Rio De Janeiro. Lamparina,2014.

NOLL, João Gilberto. A Fúria do Corpo. Rio de Janeiro: Reccord, 2008.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. - Belo Horizonte Editora UFMG, 2010.

Published

2021-01-20

How to Cite

Costa, M. T. de A., Neta, L. T. de A., & Junior, W. C. C. (2021). Erotismo, subalternidade e descentramento do ser em a fúria do corpo de João Gilberto Noll/ Eroticism, subalternity and decentralization of the being in the rage of the body of João Gilberto Noll. Brazilian Journal of Development, 7(1), 2135–2150. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-145

Issue

Section

Original Papers