O Direito à educação de qualidade: Uma Escola de segunda oportunidade Italiana destinada a jovens socialmente excluídos / The Right to Quality Education: An Italian Second Chance School for Socially Excluded Young People

Authors

  • Roberto Carlos Ramos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-117

Keywords:

Direito à educação de qualidade, Escola de Segunda Oportunidade, Inclusão de jovens.

Abstract

Este estudo descreve experiências educacionais em Scampia, na Itália, onde os desafios do cotidiano e do contexto serviram como motivação para construir o Projeto Io Valgo (Eu tenho valor), numa escola Lassalista de segunda oportunidade para jovens com abandono escolar. O objetivo é refletir, tendo presente o ideário nos Marcos Regulatórios da Educação que versam sobre a educação de qualidade como um direito de todos, sobre as possibilidades e limitações da oferta de uma educação de qualidade para jovens italianos com abandono escolar e socialmente excluídos. A metodologia utilizada é a de abordagem qualitativa, exploratória, documental com base em um estudo de caso, analisado a partir da vivência e experiência do pesquisador. Entre os resultados está a inserção dos jovens à vida social e profissional, conclusão do ensino básico, oferta de novos caminhos de crescimento pessoal e de aprendizagem.

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Published

2020-11-06

How to Cite

Ramos, R. C. (2020). O Direito à educação de qualidade: Uma Escola de segunda oportunidade Italiana destinada a jovens socialmente excluídos / The Right to Quality Education: An Italian Second Chance School for Socially Excluded Young People. Brazilian Journal of Development, 6(11), 85718–85730. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-117

Issue

Section

Original Papers