Estudo do perfil dos cursos de licenciatura em matemática ofertados no Pará, nas modalidades presencial e à distância / Profile study of licensing mathematics courses offered in Pará, in person and at distance

Authors

  • Ewerton Carvalho de Souza
  • Jaqueline do Nascimento Brito
  • William Victor Silva Barros
  • Silvia Helena da Silva e Souza
  • Arthur Gonçalves Machado Junior
  • Antonio dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-606

Keywords:

Base de dados do e-MEC, Graduação em Matemática, Estado do Pará.

Abstract

No Brasil, os cursos de formação superior podem ser considerados como novos, graças a tardia criação de universidades em território nacional. Isto é ainda mais evidente no Estado do Pará, onde houve uma maior expansão do ensino superior após a evolução do ensino à distância ocorrida nas últimas décadas. Este trabalho teve por objetivo a caracterização dos atuais cursos de licenciatura em Matemática, presenciais ou à distância, cadastrados como ativos na base de dados do Ministério da Educação (e-MEC), ofertados por instituições públicas ou privadas, atuantes no Estado do Pará. Para isso foi realizada uma pesquisa no banco de dados do MEC, utilizando-se os termos: licenciatura em matemática; Pará. Percebeu-se um aumento significativo tanto no número de cursos ofertados, quanto nas vagas destinadas ao curso de Licenciatura em Matemática no Estado do Pará, além de uma ampliação considerável da interiorização dessa oferta, principalmente na modalidade EAD. Todos os cursos apresentam tempo mínimo de integralização adequado ao que diz a legislação vigente. Espera-se contribuir para a ampliação do conhecimento sobre os cursos de licenciatura em matemática que estão disponíveis ao público paraense.

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Published

2020-08-26

How to Cite

Souza, E. C. de, Brito, J. do N., Barros, W. V. S., Souza, S. H. da S. e, Junior, A. G. M., & Silva, A. dos S. (2020). Estudo do perfil dos cursos de licenciatura em matemática ofertados no Pará, nas modalidades presencial e à distância / Profile study of licensing mathematics courses offered in Pará, in person and at distance. Brazilian Journal of Development, 6(8), 62370–62385. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-606

Issue

Section

Original Papers