Corporeidade intersex: caminho para construção de saberes e cuidados interdisciplinares / Intersex corporeity: the way to build interdisciplinary knowledge and care

Authors

  • Ana Karina Canguçu- Campinho
  • Andrea Santana Leone de Souza
  • Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-101

Keywords:

intersexo, intersexualidade, interdisciplinariedade, dignidade.

Abstract

A intersexualidade envolve anatomias sexuais/reprodutivas congênitas que divergem do socialmente esperado para homens ou mulheres. As fronteiras que pretendem delimitar os corpos masculinos e os corpos femininos ficam borradas, não sendo possível eleger um único caractere que defina o sexo.  Os corpos intersex ocuparam lugares distintos ao longo da história da humanidade, no entanto os significados conferidos a estas corporeidades sempre convergiram no sentido da marginalização e desvalorização da diferença. Neste estudo apresentaremos a atuação de uma equipe multiprofissional de um serviço que se tornou referência no atendimento às pessoas intersex. O destaque é dado à demanda de reformulação de saberes e práticas profissionais no atendimento a um jovem nascido com corporeidade intersex. A partir dos diálogos interdisciplinares oriundos desta experiência e de outros acompanhamentos às pessoas intersex foi possível a elaboração de uma cartilha para família de pessoas intersex. Tem a equipe de saúde um papel primordial na desmistificação da condição de intersexo e na promoção da saúde integral das pessoas intersex. A integralidade se apresenta como um princípio fundamental contribuindo para promoção de uma vida digna. O horizonte para promoção da dignidade das pessoas intersex passa, entre outras instâncias, pela acessibilidade aos serviços de saúde. As tecnologias e terapêuticas precisam estar à serviço das pessoas intersex nas suas várias etapas da vida, mas devem situar-se a partir do compromisso ético de não medicalização ou mesmo da psicologização da vida. Interdisciplinaridade, nesta circunstância da intersexualidade, integra, além da construção de novas epistemologias, a reformulação de uma ética da dignidade.

References

BUTLER, J. Bodies that matter. On the Discursive Limits of "Sex". New York: Routledge; 2011.

BUTLER, J. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2015.

CANGUÇÚ-CAMPINHO, A.K. Aspectos da construção da maternidade em mulheres com filhos intersexuais. Dissertação [Mestrado Saúde Comunitária]- Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia; 2008.

CANGUÇÚ-CAMPINHO, A.K. A construção dialógica da identidade em pessoas intersexuais: o X e o Y da questão. Tese [ Doutorado em Saúde Pública ] - Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia; 2012.

CANGUÇÚ-CAMPINHO, A.K.; LIMA ,I.M.S.O. Dignidade da criança em situação de intersexo: orientações para família. UFBA/UCSAL, 2014.

CANGUÇÚ-CAMPINHO, A.K.; BASTOS, A.C.S; LIMA ,I.M.S.O. Gender identity in intersex adults: the interplay of voices and silences. In: Salvatore S, Genarro A, Valsiner J. Multicentric Identities in a Globalizing World , IAP: Charlotte, NC; 2014. p.3-20.

CANGUÇÚ- CAMPINHO, A.K; LIMA, I.M.S.O; SOUZA, A.S.L. Diálogos multidisciplinares: a construção de uma cartilha para famílias de crianças em situação de intersexo. In: Anais do Seminário Enlaçando Sexualidades; 2015: Salvador, Brasil. Salvador: UNEB, 2015.

DAMIANI, D.;GERRA-JUNIOR, G. As Novas Definições e Classificações dos Estados Intersexuais: o Que o Consenso de Chicago Contribui para o estado da arte? Arq Bras Endocrinol Metab 2007: 51-56

FREITAS, J.; MACHADO, P.S. Rastreando Corpos, produzindo sexos: a inserção da Hiperplasia Adrenal Congênita no teste do pezinho. Mediações 2015 jan/jun; 20 (1): 130-150.

JESUS, J.G. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos, Brasília Dezembro, 2012.

LIMA, I.M.S.O. Direito à saúde: garantia de direito humano para criança e adolescente. Tese [ Doutorado em Saúde Pública ] - Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia; 2002

JESUS, J.G. Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos. Brasília: Autor; 2012.

LIMA, I.M.S.O; SOUZA, A.L; GUIMARÃES, J.; CANGUÇÚ- CAMPINHO, A.K. Intersexuality and Discrimination: Silences as family, In: Tomás J, Epple, N. Sexuality, Oppression and Human Rights. Oxford, United Kingdom: Inter-Disciplinary Press; 2015.

MACIEL-GUERRA, A.T. GUERRA -JUNIOR G. Menino ou Menina? Distúrbio da Diferenciação do sexo. Rio de Janeiro: Ed Rubio; 2010.

MATTOS, R.A. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro R, Mattos RA. Os sentidos da integralidade na atenção à saúde e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: UERJ/IMS; 2001, p.39-64.

Published

2020-08-11

How to Cite

Campinho, A. K. C.-., Souza, A. S. L. de, & Lima, I. M. S. O. (2020). Corporeidade intersex: caminho para construção de saberes e cuidados interdisciplinares / Intersex corporeity: the way to build interdisciplinary knowledge and care. Brazilian Journal of Development, 6(8), 55472–55479. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-101

Issue

Section

Original Papers