Comportamento e perfil do consumidor de comidas típicas no mercado da gastronomia Paraense / Consumer behaviour and profile of typical foods in the Pará gastronomy market
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-783Keywords:
Comportamento do consumidor, Perfil do consumidor, Comidas típicas, Gastronomia paraense.Abstract
Este artigo teve como objetivo geral, caracterizar o perfil e comportamento do consumidor de comidas típicas no mercado da gastronomia paraense, utilizando como metodologia a pesquisa do tipo “Survey”, para a obtenção de informações sobre características e comportamento do consumidor. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário digital semiestruturado elaborado na ferramenta “Google Forms”. A análise dos dados foi qualitativa, descritiva, não-probabilística. A técnica de amostragem configurou-se como “bola de neve” e o número de respondentes alcançado foi de 202 pessoas. O referencial teórico foi sustentado principalmente pelos estudos de Kotler (2009) quanto aos fatores determinantes do comportamento de consumo e Pereira (2015) quanto aos tipos de perfil de consumo. Os resultados mostraram que os fatores, culturais, sociais e psicológicos são os que mais influenciam no comportamento de consumo de comidas típicas da gastronomia paraense. Entre os perfis de consumo, os tipos: gourmet, carteira e limpinho representam o perfil de consumo da amostra desta pesquisa.
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