Comportamento e perfil do consumidor de comidas típicas no mercado da gastronomia Paraense / Consumer behaviour and profile of typical foods in the Pará gastronomy market

Authors

  • Marcelo de Almeida Barros Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Keila Regina Mota Negrão
  • Sérgio Castro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-783

Keywords:

Comportamento do consumidor, Perfil do consumidor, Comidas típicas, Gastronomia paraense.

Abstract

Este artigo teve como objetivo geral, caracterizar o perfil e comportamento do consumidor de comidas típicas no mercado da gastronomia paraense, utilizando como metodologia a pesquisa do tipo “Survey”, para a obtenção de informações sobre características e comportamento do consumidor. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário digital semiestruturado elaborado na ferramenta “Google Forms”. A análise dos dados foi qualitativa, descritiva, não-probabilística. A técnica de amostragem configurou-se como “bola de neve” e o número de respondentes alcançado foi de 202 pessoas. O referencial teórico foi sustentado principalmente pelos estudos de Kotler (2009) quanto aos fatores determinantes do comportamento de consumo e Pereira (2015) quanto aos tipos de perfil de consumo. Os resultados mostraram que os fatores, culturais, sociais e psicológicos são os que mais influenciam no comportamento de consumo de comidas típicas da gastronomia paraense. Entre os perfis de consumo, os tipos: gourmet, carteira e limpinho representam o perfil de consumo da amostra desta pesquisa.

References

ATALA, A.; DÓRIA, C.A. Com Unhas, Dentes e Cuca – Prática Culinária. São Paulo: Ed. Senac, 2008.

CHURCHILL, Gilbert & PETER, J. Paul. Marketing: Criando Valor para os Clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

DIEESE-PA. 2016. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/28671914/artigo---producao-de-comidas-tipicas-movimenta-a-agricultura-e-a-economia-no-cirio-de-nazare-pa>. Acesso em: 21 mai. 2019.

KOTLER, P. Administração de Marketing. 10ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

KOTLER, P. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: Conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2010.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Gastronomia paraense é a mais bem avaliada do país, 2016. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/8030-gastronomia-paraense-%C3%A9-a-mais-bem-avaliada-do-pa%C3%ADs.html>. Acesso em: 01 abr. 2019.

PEREIRA, D.A. O comportamento dos consumidores de alimentos – Tendências da gastronomia noBrasil5ªparte.Disponívelem:<http://www.espacogourmetmundodagastronomia.com/?s=tipos+de+comensais>. Acesso em: 01 jun. 2019.

PINSONNEAULT, A. & KRAEMER, K.L. Survey research in management information system: an assessement. Journal of Management Information System, 1993.

PREFEITURA DE BELÉM. Gastronomia Criativa. Disponível em: <http://www.belem.pa.gov.br/gastronomiacriativa/>. Acesso em: 30 mai. 2019.

SAMARA, Beatriz Santos e MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: Conceitos e casos. 1ª Edição, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SCHIFFMAN, Leon G. Comportamento do consumidor. (Rio de Janeiro: LTC, 2015).

SETUR – Secretaria de Estado de Turismo, 2018. Disponível em . Acesso em: 7 mai. 2019.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: Comprando, possuindo e sendo. (11ª Edição, Porto Alegre: Bookman, 2016).

UNESCO. Creative Cities Network – Belém Gastronomy. Disponível em: Acesso em 10 abr. 2019.

VERGARA, S. H. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. (15ª Ed. São Paulo: Atlas, 2013).

Published

2020-07-29

How to Cite

Barros, M. de A., Negrão, K. R. M., & Gomes, S. C. (2020). Comportamento e perfil do consumidor de comidas típicas no mercado da gastronomia Paraense / Consumer behaviour and profile of typical foods in the Pará gastronomy market. Brazilian Journal of Development, 6(7), 52628–52647. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-783

Issue

Section

Original Papers