Determinação de contaminantes físicos, químicos, microscópicos e qualidade microbiológica do trigo usado para elaboração de farinha integral / Determination of physical, chemical, microscopic contaminants and microbiological quality of wheat used for the preparation of whole flour

Authors

  • Franciele Maria Perseguelo
  • Alexandre Rodrigo Coelho
  • Neusa Fátima Seibel

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-774

Keywords:

alimento seguro, contaminantes, impurezas, micotoxinas, rechaço.

Abstract

Nos últimos anos a busca por hábitos alimentares mais saudáveis vem crescendo gradativamente e a opção por alimentos integrais participa efetivamente desta tendência. O trigo é muito utilizado na elaboração de pães e massas integrais, sob a forma de farinha, como uma fonte de fibras alimentares. Porém, até o momento, poucos dados são divulgados quanto aos contaminantes existentes nas porções externas do grão e se o processamento é capaz de reduzi-los a níveis aceitáveis. Neste trabalho foram investigadas as condições do trigo para elaboração da farinha integral quanto aos contaminantes físicos, químicos, microscópicos e qualidade microbiológica. As amostras foram coletadas em três dias alternados, ocorrendo assim a renovação do estoque de matéria-prima. As coletas ocorreram em fluxo contínuo, no início, meio e fim da produção do dia, os cinco pontos amostrados foram: trigo sujo, trigo limpo, impurezas, farinha integral e rechaços. Com os resultados obtidos foi constatado que as etapas do processamento retiraram grande parte dos contaminantes presentes no trigo in natura, originando uma farinha integral com parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, de acordo com a legislação vigente. Para algumas determinações as amostras de ‘trigo sujo’ apresentaram valores maiores do que para as de ‘trigo limpo’, o que é natural, já que os grãos após a colheita podem apresentar contaminantes de várias formas. Os contaminantes presentes no trigo não foram considerados pontos críticos de controle na elaboração da farinha integral, pois foi constatado que o processamento reduz os contaminantes presentes no trigo a níveis aceitáveis, desde que a integridade das telas de peneiramento, a detecção de metais e a integridade do filtro de aspiração, sejam corretamente monitoradas. Porém, considerando as variações no manejo e condições climáticas de cada safra, sugere-se o monitoramento constante do produto, principalmente em períodos entre safras, a fim de garantir a segurança ao consumidor.

References

BRASIL. Resolução RDC nº 12, de 02 de janeiro de 2001. Aprova o Regulamento Técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil; Brasília, DF, 10 jan. 2001.

_____. Resolução - RE nº 165, de 29 de agosto de 2003. Determina a publicação do "Índice das monografias dos ingredientes ativos de agrotóxicos, domissanitários e preservantes de madeira", cujo emprego encontra-se autorizado conforme descrito na monografia. Disponível em <http://www.anvisa.gov.br/saneantes/legis/especifica/inseticida.htm> Acesso em 29 set. 2014.

_____. Resolução RDC nº 07, de 18 de fevereiro de 2011. Aprova o Regulamento Técnico sobre limites máximos tolerados para micotoxinas em alimentos. Disponível em <http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2968262/%282%29RDC_07_2011_COMP.pdf/42310948-a1c5-4213-a467-1da97b8f4cae> Acesso em 29 set. 2014.

_____. Resolução RDC nº 42 de 29 de agosto de 2013. Dispõe sobre o Regulamento Técnico MERCOSUL sobre Limites Máximos de Contaminantes Inorgânicos em Alimentos. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil; Brasilia, DF, 30 ago. 2013.

_____. Resolução RDC nº 14, de 28 de Março de 2014. Dispõe sobre matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas, seus limites de tolerância e dá outras providências. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 mar. 2014.

CALDAS, Eloisa. D.; SILVA, Saulo C.; OLIVEIRA, João N.. Aflatoxinas e ocratoxina A em alimentos e riscos para a saúde humana. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.36, n.3, p.319-323, 2002.

LORINI, I. Manual técnico para o manejo integrado de pragas de grãos de cereais armazenados. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2005. 80 p.

MELLO, Jessica C.; LUCCHETTA, Luciano. Avaliação da capacidade de redução de desoxinivalenol pelo processo de limpeza de trigo em grãos em mesa densimétrica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 4781-4785, jan. 2019.

SANCHES, Sergio. M et al. Pesticidas e seus Respectivos Riscos Associados à contaminação da Água. Pesticidas: R. Ecotoxicol. e Meio Ambiente, Curitiba, v. 13, jan./dez. 2003.

SILVA, Rozane A. et al. Inquérito sobre o consumo de alimentos possíveis de contaminação por micotoxinas na ingestão alimentar de escolares da cidade de Lavras, MG. Ciênc. Agrotec., Lavras, v. 31, n 2, p. 439-447, mar/abr., 2007.

Published

2020-07-29

How to Cite

Perseguelo, F. M., Coelho, A. R., & Seibel, N. F. (2020). Determinação de contaminantes físicos, químicos, microscópicos e qualidade microbiológica do trigo usado para elaboração de farinha integral / Determination of physical, chemical, microscopic contaminants and microbiological quality of wheat used for the preparation of whole flour. Brazilian Journal of Development, 6(7), 52473–52482. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-774

Issue

Section

Original Papers