Práticas pedagógicas em educação ambiental: abordagens interdisciplinares / Pedagogical practices in environmental education: interdisciplinary approaches

Authors

  • Mariana da Silva de Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-569

Keywords:

Sustentabilidade, Educação ambiental, Meio Ambiente.

Abstract

Na sociedade contemporânea na qual vivemos a tomada de consciência a respeito do limite do desenvolvimento desenfreado, claramente visível na degradação ambiental em nosso meio, tem aumentado cada vez mais. No entanto, ainda estamos longe de pertencermos a uma sociedade que valorize preserve adequadamente o ambiente em que vivemos. Este trabalho é um relato de experiência resultante de um projeto de extensão intitulado Formação em Educação Ambiental para Docentes do Município de Caucaia- CE. O objetivo do projeto foi realizar a formação continuada de docentes do município de Caucaia/CE, apresentando novas formas de abordagens do assunto. Dentre as novas abordagens apresentadas, o direito ambiental se mostra uma ferramenta inovadora que, quando ensinada com exemplos práticos e de situações vivenciadas pelos estudantes, pode ser efetiva na construção de uma consciência ambiental por parte dos estudantes e docentes. Além do direito ambiental, outros assuntos atuais foram tratados no curso de formação de professores como resíduos sólidos e saúde, recursos hídricos e poluição e, concluindo o curso, permacultura nas escolas. A turma foi composta por 15 professores de diversas áreas de formação, da matemática ao português, além de profissionais da história, geografia e ciências da natureza. Os professores se mostraram satisfeitos com o curso de formação e elaboraram, ao final do curso, novas formas de abordagens específicas às realidades de suas turmas.

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Published

2020-07-22

How to Cite

Lima, M. da S. de. (2020). Práticas pedagógicas em educação ambiental: abordagens interdisciplinares / Pedagogical practices in environmental education: interdisciplinary approaches. Brazilian Journal of Development, 6(7), 49689–49697. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-569

Issue

Section

Original Papers