A percepção da qualidade do serviço realizado: um estudo com usuários de internet do litoral Sul Paulista / The perception of the quality of the service performed: a study with internet users from the South Paulist coast

Authors

  • Alexandre dos Santos Gonçalves
  • Celso Peixoto Cotta
  • Ingrid Aparecida Siqueira Crispim
  • Wladmir Zyrianoff
  • Alexandre Cappellozza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-265

Keywords:

Serviços, Confiança, Tangibilidade, Responsividade, Lealdade.

Abstract

A atual conjuntura econômica faz com que a competitividade entre empresas fique cada vez mais acirrada e as prestadoras de serviços precisam atingir excelência na qualidade de serviços prestados a fim de manterem a lealdade de seus clientes. O fio condutor para análise desta variável foi uma adaptação da escala SERVPERF que se utilizou das dimensões de tangibilidade, confiança e responsividade de forma a avaliar o quanto impactam na lealdade dos clientes de uma empresa de serviço de internet denominada ETECC situada no litoral sul paulista. Para tanto, o trabalho foi conduzido por meio de uma pesquisa exploratória transversal por meio de um questionário com 10 perguntas demográficas e 16 perguntas de indicadores com  80 respondentes clientes. As respostas foram dadas numa escala do tipo Likert de 5 pontos, sendo 1 – Discordo totalmente até 5 – Concordo totalmente. Destes questionários foram selecionados 43 válidos, que após análise estatística através do software SPSS versão 23, trouxe os seguintes resultados: 1ª hipótese – a tangibilidade influencia positivamente a lealdade não foi confirmada; 2ª hipótese – a confiabilidade influencia positivamente a lealdade foi confirmada; 3ª hipótese – a responsividade influencia positivamente na lealdade não foi confirmada. Os resultados permitiram obter uma visão geral das dimensões utilizadas na qualidade de serviço percebida pelos clientes, dos serviços de internet da ETECC, com a indicação de pontos confirmados e pontos não confirmados à lealdade dos clientes.

 

References

ANDERSON, E. W.; MITTAL, V. Strengthening the satisfaction-profit chain. Journal of Service Research, v. 3, n. 2, p. 107-120, 2000

BREI, Vinícius Andrade. Antecedentes e Consequências da Confiança do Consumidor Final em Trocas Relacionais com Empresas de Serviço: Um estudo com o usuário de Internet Banking no Brasil. Dissertação de Mestrado - UFRS. 2001.

Corrêa, H. L. et Caon, M. (2012), Administração de produção e operações: manufatura e serviços - uma abordagem estratégica Gestão de serviços. São Paulo, Editora Atlas 3a Edição.

CROSBY, L.;STEPHENS, N. Effects of relationship on satisfaction, retention, and prices on the life insurance industry. Journal of Marketing Research, Chicago, Iss. 4, v. 24, p. 404-411, nov. 1987.

Cronin,J. Joseph Jr. Taylor, Steven A. Measuring Service Quality: A Reexamination and Extension. Journal of Marketing, Vol. 56, No. 3 (Jul., 1992), pp. 55-68

DEMING, E. W. Qualidade, a revolução da administração. Saraiva: Rio de Janeiro, 1990

FLORES, C. S.; DAMACENA, C. Análise dos Efeitos da Percepção de Valor de um Programa de Fidelidade na Lealdade á Marca. In Anais do XXXII Associação Nacional dos Programas de Pós – Graduação e Pesquisa em Administração ( ENANPAD) . Rio de Janeiro , 2008.

FREIRE,K.M., & NIQUE, W. M. ( 2005 ) O papel do envolvimento com o produto e do comprometimento com a marca em diferentes fases da lealdade de clientes. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasília, DF, Brasil, 29.

GRONROOS . C. Service management and marketing. 2 ed Chichester : Wiley, 2003.

GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. 3. ed. Rio de janeiro Editora Campus, 2009.

GROVE,S.J., FISK, R.P., DORSCH, M.J. Assessing the theatrical components of the service encounter : a cluster analysis examination. The Service Industries Journal, v. 18, n. 3, 1998.

Hair, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R.L.; & Black, W. (2005). Análise multivariada de dados. Porto alegre: Bookman.

Hair, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (1998). Multivariate data analysis. New Jersey: Prentice Hall.

HAWKINS, Del L; MOTHERSBAUGH , David L.; BEST, Roger J. Comportamento do Consumidor Construindo a Estratégia de Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

HEWETT, K; BEARDEN, W. O . Dependence, Trust , and Relational Behavior on the Part of Foreign Subsidiary Marketing Operations: Implications for Manageng Global Marketing Operations. Journal of Marketing , V.65 p.51-66, oct. 2001

JOHNSTON, R. The determinants of servisse quality: satisfiers and dissatisfiers . International Journal of Service Industry Management , v.6,n.5,p.53-71, 1995.

Kasznar, I.K., Gonçalves, Bento. (2007). REGRESSÃO MÚLTIPLA: uma digressão sobre seus usos.por Estados, IBCI – Institutional Business Consultoria Internacional. Rio de Janeiro – R.J.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000

KNY, M. A. ( 2005 ) Viabilidade da lealdade do cliente como objetivo estratégico. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração , Brasília, DF, Brasil, 29.

Landis, J. R., Koch, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics 33:159-174.

MATOS, Celso Augusto; HENRIQUE, Jorge Luiz. Balanço do conhecimento em marketing: uma meta- : análise dos resultados empíricos dos antecedentes e consequentes da satisfação e lealdade. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais... Anais... Salvador: ANPAD, 2006.

MOTTA, P. C. Servir com alma – um novo conceito em relacionamento com o cliente São Paulo : Prentice Hall , 2000.

Normann, R. (1993), Administração de serviços: estratégia e liderança na empresa de serviços. São Paulo: Atlas.

Nunnally, J. C. (1978). Psychometric Theory (2nd ed.). New York: McGraw Hill.

Nunnaly, J.C. (1975). Introductory statistics for psy¬chology and education. New York: McGraw-Hill.

OLIVER, R. L. Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. New on the consumer York: McGraw-Hill, 1997.

OLIVER, R. L. Whence Consumer Loyalty? Journal Journal of Marketing, [S. of Marketing l.], v. 63, p. 33-44, 1999

OLIVER, R. L. Whence Consumer Loyalty? Journal Journal of Marketing, [S. of Marketing l.], v. 63, p. 33-44, 1999.

Osborne, J. W. (2001). A new look at outliers and fringeliers: Their effects on statistic accuracy and Type I and Type II error rates. Unpublished manuscript, Department of Educational Research and Leadership and Counselor Education, North Carolina

State University.

PALADINI, E. P. Avaliação estratégica da qualidade. E-book. São Paulo: Atlas 2002

PARASURMAN, A; ZEITHAML, V. A; BERRY , L. A conceptual model of servisse quality and its implications for future research . Journal of Marketing v. 49, p. 41-50,1985.

PINE, B. J.; PEPPERS, D.; ROGERS, M. DO You Want to Kepp Your Customers Forever? Harvard Business Review. p. 103-14, March-April 1995.

REICHHELD, F.F. Loyalty-Based Management. Harvard Business Review, v. 71, n2, p. 64-73 , 1993.

REICHHELD, F.F; SCHEFTER, P. E- Loyalty: Your Secret Weapon on the web, Havard Business Review. V. 78, n.47 , p. 105-113, 2000

Rosalind McMullan, (2005),"A multiple-item scale for measuring customer loyalty development", Journal of Services Marketing, Vol.19 Iss: 7 pp. 470 - 481

SALOMI, G. G. E. et al, SERVQUAL x SERVPERF: comparação entre instrumentos para avaliação da qualidade de serviços internos. Gestão da Produção. V. 12 N. 2 p 279-293, maio-ago/2005.

Tabachnick, B. G., Fidell, L. S. (2001). Using Multivariate Statistics (4th ed.). Needham Heights, MA: Allyn and Bacon.

THURAU, H, T.; GWUINNER, K. P.; GREMLER, D. D. Understanding Relationship Marketing Outcomes – An Integration of Relational Benefits and Relationship Quality. Journal of Services Research. V. 4, n. 3, p. 230-247, 2002.

TONTINI, G.; SILVEIRA, A. Identification of satisfaction attributes using competitive analysis of the improvement gap. International Journal of Operations & Production Management, v. 27, n. 5, p. 482-500, 2007. DOI 10.1108/01443570710742375

TONTINI, G.; WALTER, S. A. Antecedentes da Qualidade Percebida de um Curso de Administração: uma abordagem não linear. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 13, n.40. São Paulo: Jul/Set 2011.

ZEITHAML, Valarie A. et.al. Delivering quality service: balancing customer perceptions and expectations. New York: The Free Press, 1990.

ZEITHAML, V. A; BITNER,M.J. Marketing de serviços : a empresa com foco no cliente. 2 ed. Porto Alegre : Bookman, 2003 .

Published

2020-06-10

How to Cite

Gonçalves, A. dos S., Cotta, C. P., Crispim, I. A. S., Zyrianoff, W., & Cappellozza, A. (2020). A percepção da qualidade do serviço realizado: um estudo com usuários de internet do litoral Sul Paulista / The perception of the quality of the service performed: a study with internet users from the South Paulist coast. Brazilian Journal of Development, 6(6), 36575–36596. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-265

Issue

Section

Original Papers