As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school

Authors

  • Darlene Silva dos Santos
  • Elaine Pontes Bezerra
  • Cristiana Barra Teixeira
  • Josélia Maria da Silva Farias
  • Letícia Maria de Sousa Falcão
  • Lissandra Maria de Sousa Falcão

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1124

Keywords:

Planejamento Participativo. Trabalho coletivo. Gestão Escolar.

Abstract

Com o propósito de fazer uma abordagem atual sobre os processos de planejamento escolar, da construção e implementação do projeto político pedagógico, discutir os processos de gerenciamento dos programas e recursos financeiros da escola, realizamos este estudo teórico. Contemplando fundamentos relevantes para a gestão escolar em sua constituição multifacetada percorremos o seguinte questionamento: quais as dimensões e os fundamentos da gestão essenciais à compreensão do trabalho coletivo no contexto dos processos educativos na escola? Seus elementos fundamentais são tratados com precisão necessária à compreensão dos processos educativos em suas nuances específicas considerando os princípios legais da gestão no contexto da educação escolar regulamentada no Brasil. Apresentamos uma leitura (in)formativa, e suscitamos expectativas em relação às temáticas abordadas.

 

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Published

2019-01-10

How to Cite

Santos, D. S. dos, Bezerra, E. P., Teixeira, C. B., Farias, J. M. da S., Falcão, L. M. de S., & Falcão, L. M. de S. (2019). As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school. Brazilian Journal of Development, 5(2), 1435–1444. https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1124

Issue

Section

Original Papers