A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI

Authors

  • Elaine Carininy Lopes da Costa Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Helena Batista da Costa Dantas
  • Christianne Lopes da Costa
  • Lidiane Lindinalva Barbosa Amorim
  • Nereyda Áurea de Carvalho Santos
  • José Francisco da Silva Filho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-594

Keywords:

Educação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado.

Abstract

O envolvimento dos pais no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais pode favorecer seu desempenho social e acadêmico. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos pais sobre a importância das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Os aspectos metodológicos são de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Foram realizadas sete entrevistas com familiares (mães e pais) de alunos com deficiência de uma escola municipal da rede regular de ensino, após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Os pais, de maneira geral, acreditam que o sistema de sala de recursos é satisfatório, com o comprometimento do professor da sala de recursos. No entanto, desejam participar mais dos processos na classe regular e receber maiores informações. Concluiu-se que a realização de atividades desafiadoras nas SRMs, o contexto familiar e o escolar são aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento da autonomia desses alunos.

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Published

2020-05-28

How to Cite

da Costa, E. C. L., Dantas, H. B. da C., da Costa, C. L., Amorim, L. L. B., Santos, N. Áurea de C., & Filho, J. F. da S. (2020). A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father’s conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI. Brazilian Journal of Development, 6(5), 32016–32027. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-594

Issue

Section

Original Papers